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"Suspeito 💋 que não haverá faixas de assentos vazios no quarto dia - se os preços MCC bilhetes corretamente", diz ele."Os preco 💋 dos ingressos do quinto Dia é algo certo para o críquete nos últimos anos e certamente a flexibilidade mostrada com 💋 lugares cortado deve estender-se aos outros dias, caso as vendas antecipadaes pareçam magra? Afinal as despesas gerais são fixadas E 💋 há dinheiro por fazer na mercadoria mas refrescos... Sem dúvida pessoas quem pagava'sem sempre'".
Como os dois capitães mostraram ontem, é 💋 uma folha de equipe Radiohead: sem surpresas. Olly Stone substitui o ferido Mark Wood ; Sri Lanka faz duas mudanças 💋 – Pathum Nissanka para Kusal Mendis (para tentar evitar ser 6 por 3); e Lahiru Kamara Para Vishwa Fernando [Para 💋 adicionar peso ao bolling costura].
Inglaterra England
Ben Duckett, 2 Dan Lawrence e 3 Ollie Popes (capt), 4 Joe Root; 5 Harry 💋 Brook. 6 Jamie Smith(wkt). 7 Chris Woakes: 8 Gu' Atkinson 9 Matthew Potts 10 olly Stone 11 Shoaib Bashir
Sri 💋 Lanka
Dimuth Karunaratne, 2 Nishan Madushka (wkt), 3 Pathum Nissanca 4 Angelo Mathews 5 Dinesh Chandimal 6 Dhananjaya de Silva 💋 8 Milan Rathanayake 9 Prabat Jayasuriia 10 Asithá Fernando 11 Lahiru Kumara
Tos: Sri Lanka ganha e primeiro a taça
Dhananjaya de 💋 Silva chama a direita e
Escolhe bater primeiro.
Talvez ele possa ver nuvens acima que ninguém mais viu.
Manhã a todos e bem-vindos 💋 ao Teste do Senhor. Isso parece uma coisa estranha de dizer no final deste agosto, m casadeapostas inspeção mais próxima este 💋 jogo acaba por ser o segundo último teste já realizado na Lord's (depois da Inglaterra v West Indies 2024, que 💋 começou dia 7 setembro). Os membros seniores dos MCC estarão sob grave perigo para escorregar sobre os primeiros piadinho durante 💋 todo outono mas as divindadeS climáticas decidiram fingir não estar ainda com muita chuva até à tarde:
Para a equipe da 💋 Inglaterra do Ollie Pop, há uma série que será vencida depois de se terem arrastado para vitória m casadeapostas Old Trafford 💋 num estilo ao qual agora não estão acostumados. No Sri Lanka ndia - quem perdeu essa partida mas ganhou elogios 💋 porm casadeapostastenacidade – existe um choque na pressão e isso poderia ser estimulante: eles simplesmente têm o direito à 💋 ganhar desta vez; no MCC haverá faixas com assentos vazio quando chegarmos aos 4o lugares mais próximos jogos (se)!
O jogo 💋 começa às 11h da hora do Reino Unido e eu voltarei 25 minutos antes com a notícia de que o 💋 lance.
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The discrimination suffered by women in the society of money is something already studied by several scholars and easy to 🍐 understand empirically.
Within this discrimination, this article intends to study forms of prejudice suffered by women playing football.
As methodology, we developed 🍐 a qualitative descriptive study, using a questionnaire closed with intensity scale 1-5, accompanied by a field journal.
The sample was composed 🍐 of 36 females with at least 18 years, who play soccer, randomly selected.
After collection, the data were tabulated and described 🍐 according to the frequency of responses.
In the results, we found many kinds of preconception, such as: questioning the sexuality of 🍐 practitioners, rejections suffered by family and friends, as well as verbal and physical aggression.
Thus, we observed that discrimination against women 🍐 in society, does not escape the particularity of sports practices and among them the football.
A discriminação sofrida pelas mulheres na 🍐 sociedade do Capital é algo já estudado por vários estudiosos e fácil de perceber empiricamente.
Dentro dessa discriminação, esse artigo pretende 🍐 estudar as formas de preconceito sofridas pelas mulheres que jogam futebol.
Como metodologia, desenvolvemos um estudo descritivo qualitativo, com utilização de 🍐 questionário fechado com escala de intensidade de 1 a 5, acompanhado de um diário de campo.
A amostra foi composta por 🍐 36 indivíduos do sexo feminino, com no mínimo 18 anos, praticantes de futebol, escolhidos aleatoriamente.
Após a coleta, os dados foram 🍐 tabulados e descritos quanto à freqüência das respostas.
Nos resultados, foram encontrados diversos tipos de preconceito, como por exemplo: questionamentos sobre 🍐 a sexualidade das praticantes, rejeições sofridas por parte de familiares e amigos, bem como, agressões verbais e físicas.
Sendo assim, observamos 🍐 que a discriminação presente na sociedade com relação às mulheres, não foge da particularidade das práticas esportivas e entre elas 🍐 o futebol.
As formas de preconceito no futebol femininoIntrodução
O preconceito com relação às mulheres acontece desde o início da propriedade privada 🍐 na qual o homem as tinha como propriedade e que serviam apenas para procriar, como relata Engels (2002).
Sendo assim, as 🍐 mesmas não poderiam expressar suas vontades e eram submissas aos homens.
Por hipótese, podemos afirmar que esse preconceito se apresenta também 🍐 nas atividades esportivas, e dentre elas o futebol.
Já que as práticas esportivas não brotaram do chão nem desceram do céu, 🍐 elas são frutos das contradições e mediação imposta pelo modo como o homem estabelece suas relações sociais que são determinadas 🍐 pelo modo de produção e de reprodução da vida (MARX, 1985).
O preconceito se apresenta de várias formas, como exemplo cultural, 🍐 m casadeapostas que desde pequenas as crianças são influenciadas pelos familiares, como explica Daolio (1997), ao brincar com determinados brinquedos de 🍐 acordo com o gênero, ou seja, se forem meninas, brincam de boneca, caso contrário, jogam bola, brincam de carrinho.
Outra forma 🍐 de preconceito é o de gênero, no qual se quer delimitar o tipo de esporte que se deve praticar de 🍐 acordo com o sexo do indivíduo e não através do desenvolvimento corporal nas modalidades esportivas, independente de gênero.
Em relação à 🍐 mulher nas modalidades esportivas e neste caso, no futebol, o preconceito existe de diversas formas e apesar de haver diversos 🍐 estudos sobre este tema, ainda há necessidade de conhecimento sobre o assunto abordado, sendo de suma importância para a sociedade.
Através 🍐 das informações adquiridas a respeito das formas de preconceito que existem no futebol feminino, nesta pesquisa, contribuiremos para que haja 🍐 uma melhora para as praticantes deste esporte e uma diminuição do preconceito m casadeapostas relação à prática do futebol pelas mulheres.
Sendo 🍐 assim, será mesmo que existe preconceito contra as mulheres que praticam futebol? É o que responderemos neste estudo que tem 🍐 como finalidade, conhecer a existência ou não do preconceito contra as mulheres no futebol feminino; identificando os tipos de preconceito 🍐 e como se apresentam durante a prática esportiva.
O preconceito e o futebol, um recorte da literatura
O futebol é um esporte 🍐 praticado tanto por homens quanto por mulheres.
Apesar de, m casadeapostas m casadeapostas maioria, ser praticado por pessoas do sexo masculino, as mulheres 🍐 têm demonstrado bastante interesse m casadeapostas jogá-lo.
Assim, a primeira partida de futebol feminino ocorreu entre as seleções da Inglaterra e da 🍐 Escócia no ano de 1895.
Já m casadeapostas 1922, foi criada m casadeapostas Paris a União Esportiva Feminina Internacional a qual organizou o 🍐 esporte feminino com campeonatos mundiais m casadeapostas algumas modalidades esportivas, m casadeapostas incluso o futebol.
Com isso, as mulheres foram se integrando aos 🍐 esportes, principalmente com a primeira participação m casadeapostas Jogos Olímpicos no ano de 1928, m casadeapostas Amsterdã.
No Brasil, apesar de serem proibidos 🍐 jogos de futebol feminino na época da ditadura, algumas partidas eram divulgadas na capital paulista.
Como por exemplo, o jogo m casadeapostas 🍐 1921 entre as Senhoritas Tremembenses e as Senhoritas Cantareirenses realizado no Tremembé F.C.em São Paulo-SP.
Desta forma, não se sabe ao 🍐 certo sobre o aparecimento das primeiras partidas de futebol feminino, já que as mesmas jogavam m casadeapostas campos, praias ou quadras, 🍐 como as empregadas domésticas que jogavam à noite na praia no Leblon-RJ, pois trabalhavam pelo dia.
Portanto, nesse período, segundo Darido 🍐 (2002), eram feitos jogos realizados por diferentes boates gays e aconteciam jogos beneficentes, jogo entre vedetes, peladas de rua, fato 🍐 que demonstra o quanto as mulheres estavam interessadas na prática deste esporte.
E por ter se originado desta forma, pode ter 🍐 sido um dos motivos para que houvesse manifestações de preconceito.
Sendo assim, o preconceito é definido por Pessanha (2006) como a 🍐 emissão prévia de opiniões e conceitos sem que haja uma análise mais aprofundada.
Corroborando com o autor citado acima, Leite (2009) 🍐 afirma que estas são opiniões aceitas a priori, sem exame prévio e que se têm como corretas chegando ao ponto 🍐 de criar e formar atitudes favoráveis ou desfavoráveis a respeito de coisas, pessoas, povos, lugares, países, raças e religiões.
Surgiu então, 🍐 a criação do Decreto Lei nº 3.
199, artigo 54 de 14/04/1941, o qual proibia às mulheres de praticarem desportos incompatíveis 🍐 com as condições de m casadeapostas natureza.
Todavia, este decreto só foi regulamentado m casadeapostas 1965 pelo Conselho Nacional de Desportos, o qual 🍐 estabeleceu normas m casadeapostas relação à prática esportiva pelas mulheres, não permitindo que as mesmas praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, 🍐 futebol de praia, futebol de salão, halterofilismo, beisebol e pólo (MOURÃO e MOREL, 2005).
De acordo com Sugimoto (2003), ainda surgiram 🍐 médicos, os quais afirmavam que os choques que poderiam acontecer entre as mulheres durante as partidas, seriam prejudiciais aos órgãos 🍐 reprodutores.
Contudo, como eles chegaram a esse indício de que as mulheres poderiam se prejudicar na prática de esportes com altos 🍐 índices de contato físico, se os homens, também praticantes destes esportes, possuíam órgãos reprodutores e não sofriam com problemas de 🍐 saúde? Pelo contrário, a prática da atividade física só os beneficiava.
Segundo o mesmo autor, houve o envio de uma carta 🍐 datada de 25/04/1940, ao Presidente Getúlio Vargas pelo cidadão José Fuzeira, a qual repercutiu m casadeapostas toda imprensa.
Fuzeira estava preocupado com 🍐 o número de clubes femininos de futebol que estavam surgindo, tentando com este aviso, alertar o governo sobre o quanto 🍐 afetaria a saúde das mulheres, se as mesmas continuassem a praticá-lo.
Contudo, apesar de tantos relatos preconceituosos, a proibição foi revogada 🍐 na década de 80 e teve como resultado, o surgimento de vários times femininos, sendo criados campeonatos com visibilidade nacional.
Sendo 🍐 assim, m casadeapostas 1981, apareceu o carioca Radar Futebol Clube, o qual começou a despontar no cenário futebolístico, realizando várias excursões 🍐 para os Estados Unidos e para a América do Sul.
Este time revelou grandes jogadoras, desmistificando o fato de que futebol 🍐 era só para "macho".
Nesse mesmo ano, o futebol feminino era reconhecido como esporte no Diário Oficial da União através de 🍐 uma resolução do Conselho Nacional de Desportos.
O futebol feminino, com o crescimento abrangente que foi demonstrando possuir, teve que ser 🍐 incluído nas Olimpíadas, como aconteceu m casadeapostas Atlanta, m casadeapostas 1996.
Com isso, a seleção brasileira de futebol feminino foi se destacando e 🍐 conquistando vários campeonatos como o primeiro lugar nos Campeonatos Sul- Americanos de 1991, 1995, 1998 e 2003, os Jogos Pan-Americanos 🍐 de 2003 e 2007, além das medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008 e do vice-campeonato Mundial 🍐 m casadeapostas 2007.
Medina (2007) descreveu que os Estados Unidos, país que possuía a maior quantidade de mulheres futebolistas, apresentou um número 🍐 de mais de sete milhões de praticantes.
No caso da Alemanha, a qual apresentava menos de dois milhões de mulheres que 🍐 jogavam futebol, existia um número expressivo de praticantes de futebol no mundo, o preconceito ainda persiste e é encontrado nas 🍐 escolas, clubes, universidades, nas famílias, ou seja, na sociedade m casadeapostas si.
Desta forma, algumas meninas se retraem quanto à prática do 🍐 futebol para não se tornarem um alvo do preconceito, pois m casadeapostas alguns casos, não encontram apoio familiar, de amigos, e 🍐 mesmo até de autoridades do governo, as quais não investem de forma adequada no futebol feminino.
Em uma pesquisa realizada por 🍐 Freitas (2003), a qual fez uma análise sobre os discursos de professores, alunos, pais e árbitros que organizaram e participaram 🍐 da VI Copa de Futebol Infantil das escolas de João Pessoa m casadeapostas 2002, foram apontadas opiniões de professores que preferiam 🍐 ministrar aulas aos meninos a que às meninas.
Os mesmos explicaram situações m casadeapostas que os garotos tiveram mais facilidade no aprendizado, 🍐 na disposição de material esportivo e de transporte para o local de um eventual amistoso do que as garotas.
Alguns entrevistados 🍐 as apontaram como frágeis, as quais não suportavam atividades com um alto índice de desgaste físico como o futebol, sugerindo 🍐 assim, a prática do futsal por ser m casadeapostas um espaço menor.
Viana (2012) mencionou a forma de ensino diferenciada m casadeapostas m casadeapostas 🍐 pesquisa através da observação de uma das aulas de um determinado professor da escola na qual este ensinava.
Aconteceu uma situação 🍐 m casadeapostas que uma garota estava no gol e na hora do pênalti, o professor pediu para que o garoto deixasse 🍐 uma menina bater, pelo motivo de ser outra garota que estava no gol.
O time era misto e na percepção do 🍐 professor, o mesmo estava criando uma situação de igualdade deixando uma menina cobrar o pênalti, pois assim, não ocorreriam riscos 🍐 à goleira.
Porém, meninos também estão suscetíveis a quaisquer acontecimentos devido a um chute ou choques físicos e nem por isso 🍐 tem alguma "proteção", então por que as garotas devem ter? É daí que percebemos aquela idealização de que os garotos 🍐 são fortes, viris, másculos e desta forma, estão prontos para acontecimentos desse tipo.
Segundo Freitas (2003), outros professores citaram a violência 🍐 como parte do futebol masculino, o que não seria suportado pelo feminino.
Já nas famílias, o preconceito se fez presente quando 🍐 alguns pais não permitiam que as filhas jogassem como é colocado também por um professor neste estudo.
De acordo com um 🍐 docente, pais desinformados tendiam a proibir a prática do futebol pelas filhas, o que não era visto m casadeapostas escolas particulares, 🍐 pois os pais dos alunos eram mais informados.
Sendo assim, podemos observar as várias formas de preconceito existentes nas escolas e 🍐 nas famílias das alunas praticantes.
Já que as opiniões relatadas pelos professores, m casadeapostas m casadeapostas maioria, eram preferenciais ao treinamento do futebol 🍐 para os meninos, sendo justificadas de diferentes formas, no entanto, com o mesmo intuito de que é menos trabalhoso ministrar 🍐 aulas de futebol para os meninos.
Podemos perceber que se há um menor incentivo para que as meninas pratiquem o futebol, 🍐 pode-se justificar assim o porquê de encontrarmos um menor número de praticantes femininas.
O Futebol Feminino não teve o apoio merecido 🍐 de grande parte da mídia esportiva a qual dava ênfase ao masculino e, portanto, ofereceu menos incentivos para que houvesse 🍐 uma continuidade e um aumento de praticantes neste esporte.
A mulher, no esporte m casadeapostas geral, foi lembrada não por seu desempenho 🍐 ou conquista, mas pela m casadeapostas beleza e sexualidade frente ao que a mídia retratava.
O jogo bonito de se ver não 🍐 estava relacionado ao jogo m casadeapostas si, nem ao aspecto estético das belas jogadas, mas às pernas das jogadoras, às sainhas 🍐 e bermudas, enfim, associado à imagem veiculada e vendida pela indústria cultural, determinando o padrão de beleza feminino, que confundiu 🍐 a estética do jogo com a estética do corpo (BRUHNS, 2000).
De acordo com Franzini (2005), foi registrado pelo jornal Folha 🍐 de São Paulo a existência de um projeto, elaborado pela Federação Paulista de Futebol e pela empresa Pelé Sports & 🍐 Marketing, no qual uns dos pontos de sucesso de um determinado torneio seriam "ações que enalteçam a beleza e a 🍐 sensualidade da jogadora para atrair o público masculino" (FRANZINI, 2005, p.316- 317).
Assim, notamos a valorização da beleza física das atletas 🍐 ao invés do enfoque na qualidade técnica e/ou tática, isso era o que menos interessava.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) 🍐 realizou, m casadeapostas 2001, um campeonato de futebol o qual visava divulgar e impulsionar o futebol feminino.
Viana (2012) relatou m casadeapostas decisão, 🍐 junto com outras meninas, de participar para que ganhasse um salário e pudesse sobreviver do futebol, já que estariam presentes 🍐 ao evento diversos meios de comunicação porque o campeonato estava sendo bastante divulgado pela mídia.
Entretanto, o real objetivo do evento, 🍐 de acordo com o folder, não era divulgar o futebol feminino m casadeapostas si, porém mostrar que as mulheres que o 🍐 praticavam eram bonitas, femininas e heterossexuais, como foi descrito pela autora nesse trecho:...
O folder de divulgação trazia uma frase que 🍐 mostrava, nitidamente, quais eram as intenções da FPF.
A capa tinha uma mulher bonita segurando uma bola; era a atriz Patrícia 🍐 de Sabrit convidando todas as meninas para fazer parte do "novo futebol feminino".
Por que uma atriz na capa como referência 🍐 a uma jogadora?...
O folder não explicava, explicitamente, o que constituía o novo futebol feminino, mas pelas imagens percebe-se que a 🍐 beleza estava acima do "saber jogar".
Além disso, as imagens eram de mulheres brancas com cabelos longos.
Uma delas aparecia abraçando um 🍐 homem.
Os ícones do folder, insinuavam, de certa forma, que o objetivo era afirmar socialmente que as jogadoras de futebol sabiam 🍐 jogar, eram bonitas e heterossexuais (VIANA, 2012, p.31 e 32).
Todavia, já é possível notar uma melhora nessa divulgação, mesmo sendo 🍐 m casadeapostas menor grau se comparado com o masculino.
Porém, ainda existe um déficit no quesito de investimentos públicos e privados.
Com isso, 🍐 ainda subsistem outros problemas como a falta de estrutura, recursos, condições de prática do esporte.
Quando relacionadas com o futebol masculino, 🍐 observamos o quão distintas são as condições de prática nesse esporte.
Contudo, existem exceções como é o caso da China e 🍐 dos Estados Unidos, os quais possuem estruturas equiparáveis com à do masculino, além de os Estados Unidos serem o país 🍐 que possui o maior número de jogadoras.
Nos EUA, segundo Sugimoto (2003), o futebol era visto como esporte feminino.
Enquanto m casadeapostas 1994 🍐 foi o vice-presidente quem entregou a Taça ao capitão da seleção brasileira, Dunga, m casadeapostas 1996 foi o próprio Bill Clinton 🍐 quem entregou a Taça pelo mesmo evento, porém feminino.
O que não significou que a mulher era bem mais reconhecida lá 🍐 do que era aqui nos esportes, frente que a mesma não tinha vez no futebol americano e no beisebol, dois 🍐 dos esportes mais difundidos nos EUA.
A cultura exerceu grande influência com relação ao preconceito no futebol feminino, pois delimitou desde 🍐 crianças, espaços e brinquedos lúdicos específicos para meninos e para meninas.
Daolio (1997) explanou que as crianças, ao nascerem, eram condicionadas, 🍐 dependendo de qual era o sexo, a agir de uma forma determinada, terem certas preferências.
Sendo meninas ganhavam bonecas, miniaturas de 🍐 utensílios domésticos; sendo meninos ganhavam carrinhos, bonecos de super-heróis.
Por conseqüência da cultura de que meninas deveriam ficar m casadeapostas casa ajudando 🍐 as mães nos afazeres domésticos enquanto os meninos deveriam ficar pelas ruas correndo, pulando, jogando bola, andando de bicicleta, enfim, 🍐 se divertindo, é que pode ter influenciado os meninos a desenvolverem melhor a capacidade motora nos esportes.
Observou-se na pesquisa de 🍐 Viana (2012) que através das experiências corporais trazidas de outras modalidades, tanto meninas quanto meninos eram ajudados na aprendizagem do 🍐 futebol.
Através da realização de entrevistas com alunos (as) de uma determinada escola esportiva, percebeu-se que aqueles que vivenciaram outras práticas 🍐 esportivas apresentaram um desenvolvimento nas atividades corporais que contribuiu para a aprendizagem do futebol.
Todavia, os alunos que praticaram futebol desde 🍐 cedo, seja menino ou menina, tinham mais habilidade m casadeapostas relação aos que começavam tardiamente.
Contudo, percebeu-se que o sexo m casadeapostas si, 🍐 não influenciava no "saber ou não saber jogar", mas sim, o período m casadeapostas que se iniciava a prática deste esporte.
Observou-se 🍐 também, pela autora, que havia uma menina que jogava mais do que alguns meninos, e isso podia ser relacionado ao 🍐 fato de que a mesma iniciou a prática do futebol bem cedo, jogando nas ruas, como aconteceu com a maioria 🍐 dos meninos.
Já um garoto que não tinha um nível elevado de habilidade, iniciou a prática de forma tardia e numa 🍐 escolinha de futebol.
Esta pesquisa foi bem interessante, pois desmistificou a idéia de que somente os meninos sabiam jogar, exatamente por 🍐 serem meninos.
De acordo com Viana (2012), meninas que tinham preferências por esportes que tinham hegemonia masculina, sofriam bastante preconceito.
A autora 🍐 teve esse tipo de experiência m casadeapostas casa, através dos pais os quais não a queriam jogando futebol.
A mãe a colocou 🍐 no balé, o qual participou dos 4 aos 14 anos, pois era "coisa de mulher" já que era delicado, feminino, 🍐 enquanto o futebol era "coisa de homem".
A mesma citou que não sabiam informá-la sobre o que era "ser feminina", nem 🍐 mesmo "ser masculino", porém era algo que ela escutava com freqüência e não entendia o significado.
No entanto, mesmo sem o 🍐 consentimento dos pais, Viana (2012) praticou futebol m casadeapostas um time formado apenas por meninas de 15 a 20 anos.
Outro preconceito 🍐 observado pela autora foi o relacionado à orientação sexual das meninas.
Aquelas que escolhiam usar bermudas largas, camisas grandes, e tinham 🍐 cabelos curtos, eram tidas como homossexuais, já que na concepção de algumas meninas, o tipo físico, a forma com que 🍐 algumas praticantes se vestiam, eram indícios de que eram homoafetivas e por isso, não seriam bem vindas ao time.
Esta idealização 🍐 m casadeapostas relação aos homossexuais vem de um estereótipo de que mulheres que se vestem parecidas com os homens, são gays 🍐 e vice-versa, está impregnada na cultura brasileira e m casadeapostas conseqüência, nas práticas esportivas.
Não é somente no futebol que acontece esse 🍐 tipo de preconceito.
Em diversos esportes que têm uma denotação de serem "somente para homens" também é encontrado.
Contudo, sabe-se que não 🍐 é bem assim.
Tanto mulheres "femininas" como homens "masculinos" também são homossexuais.
Daí, podemos perceber o quão enraizado está o preconceito, que 🍐 é exposto de variadas formas e através de diferentes pessoas; adolescentes, adultos, m casadeapostas ambos os sexos.
Material e métodosTipo de pesquisa
Esta 🍐 pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa que atuava m casadeapostas níveis de realidade na qual os dados se apresentavam aos sentidos e 🍐 tinham como campo de práticas e objetivos trazer à luz fenômenos, indicadores e tendências observáveis.
A investigação qualitativa trabalha com valores, 🍐 crenças, hábitos, atitudes, representações, opiniões e se adéqua a aprofundar a complexidade de fatos e processos particulares e específicos a 🍐 indivíduos e grupos (MINAYO, 2004).
A abordagem qualitativa é empregada, portanto, para a compreensão de fenômenos caracterizados por um alto grau 🍐 de complexidade interna (PAULILO, 1999).
E descritiva na qual procurou identificar as várias formas de preconceito que ocorrem no futebol feminino 🍐 através de uma entrevista estruturada e transversal, pois a entrevista somente foi realizada num determinado momento não havendo necessidade de 🍐 repetição.
População e amostra
Este estudo foi composto por 36 indivíduos do sexo feminino, com no mínimo 18 anos, participantes de equipes 🍐 desportivas do estado de Sergipe, que foram entrevistados através de um questionário.
Critério de inclusão
Meninas com no mínimo de 18 anos 🍐 que jogam futebol.
Instrumentos e material
Utilizou-se um questionário fechado com respostas m casadeapostas escala de intensidade de 1 a 5 e opção 🍐 de não responder (9).
Essas perguntas foram respondidas marcando-se um X nos números na escala de 1; 2; 3; 4; 5; 🍐 e 9, representando uma escala de intensidade com as seguintes opções, de acordo com o quadro abaixo:1.Sempre 2.Quase sempre 3.Algumas 🍐 vezes 4.Quase nunca 5.Nunca 9.
Não sabe ou não quer responderQuadro A.
Escala de intensidade do questionário
Esse questionário foi elaborado, levando m casadeapostas 🍐 consideração experiências de outros questionários que estabelecem escala de intensidade e a partir das necessidades apontadas pela pesquisa.
Após a m casadeapostas 🍐 elaboração, foi submetido à avaliação de três pesquisadores e realizado uma pré-testagem.
A esse instrumento foi acrescido um diário de campo 🍐 para anotações de observações colhidas.
Procedimentos para coleta de dados
Contataram-se as equipes de futebol de Aracaju e depois da autorização dos 🍐 indivíduos, foram coletadas as informações mediante o preenchimento do questionário.
O termo de consentimento livre e esclarecido foi apresentado aos indivíduos 🍐 participantes da coleta dos dados.
Análise dos dados
Os dados foram tabulados e descritos quanto à freqüência das respostas e submetidos a 🍐 uma análise qualitativa do conteúdo, agora expresso m casadeapostas perfil do grupo de sujeitos estudados.
Resultados
Com relação a ter questionada m casadeapostas sexualidade 🍐 pelo fato de jogar futebol, verificamos que 100% das entrevistas já foram questionadas sim, sendo que 35% sempre foram questionadas, 🍐 24% quase sempre, 23% algumas vezes e 18% quase nunca, como é visto na Figura A.Figura A.
Freqüência dos questionamentos sobre 🍐 a sexualidade!
Quando perguntamos se já vivenciaram alguma experiência que possa ser definida como preconceito no futebol, todas, ou seja, 100% 🍐 delas responderam que sim.
A freqüência dessas experiências apresentou-se da seguinte maneira: 41% responderam que sempre as vivenciaram, 29% algumas vezes, 🍐 18% quase sempre e 12% quase nunca, como mostra a Figura B.Figura B.
Freqüência das experiências definidas como preconceito!
Esse dado fica 🍐 evidenciado quando 42% das entrevistadas afirmaram que perderam alguma amizade feminina por conta de jogar futebol, bem como, 45% delas 🍐 perderam amizade masculina por jogar futebol.
Com relação à rejeição que sofreram por jogar futebol, encontramos os seguintes dados: 80% das 🍐 entrevistadas citaram que foram rejeitadas por parte dos meninos que jogam com elas, não querendo que elas fizessem parte de 🍐 m casadeapostas equipe; 50% das entrevistadas sofreram rejeição também de meninos e meninas que não jogam futebol; e 55% sofreram rejeição 🍐 por parte dos familiares.
Como observamos nas Figuras C.1, C.2 e C.3.Figura C.1.
Sofre rejeição por parte das meninas que não jogam!Figura 🍐 C.2.
Sofre rejeição por parte dos meninos que não jogam!Figura C.3.
Sofre rejeição por parte da família por jogar bola!
Com relação a 🍐 sofrer agressão verbal durante um jogo por um menino, 89% disseram que sim, 8% que não e 3% não quiseram 🍐 responder.
Já m casadeapostas relação a sofrer agressão física, 77% responderam que sim, 17% que não e 6% não quiseram responder, como 🍐 veremos nas Figuras D.1 e D.2.Figura D.1.
Sofre alguma agressão verbal durante o jogo por um menino!Figura D.2.
Sofre alguma agressão verbal 🍐 durante o jogo por um menino!
Observamos que as reações das entrevistadas com relação a essas agressões são diversas, pois todas 🍐 se sentiram ofendidas quando uma menina foi agredida fisicamente ou verbalmente por um menino.
No entanto, nem todas se retiraram do 🍐 jogo quando um caso desses ocorreu.
Apenas 61% retiraram-se quando a agressão foi verbal e 58% quando a agressão foi física.
Discussão
Como 🍐 observado nos dados, o preconceito com relação à mulher que pratica futebol foi citado m casadeapostas diversas formas de manifestação, através 🍐 dos questionamentos sobre a sexualidade, perda de amizades, rejeições, agressões verbais e físicas.
O questionamento sobre a sexualidade m casadeapostas meninas que 🍐 jogavam futebol foi freqüente, como relataram os resultados acima, tendo sido citados por todas as entrevistadas.
Esse tipo de preconceito adveio 🍐 do modo de se vestir das mesmas, do tipo de corte de cabelo, do tipo físico, ficando evidenciado por Viana 🍐 (2012).
Como podemos manifestar a opinião sobre a forma de ser de cada pessoa, só pelas vestimentas, pelo porte físico de 🍐 cada um? Dizer que determinado indivíduo é homossexual só pela forma que se porta, que se veste, é um pré-julgamento.
Porém, 🍐 mesmo que tenha ficado clara a orientação sexual da pessoa, a mesma não deve sofrer rejeição, nem ser tratada de 🍐 um jeito diferente das outras, já que os indivíduos, independente do sexo, possuem diferenças e isso deve ser respeitado.
As experiências 🍐 definidas como preconceito trataram do que pôde ser vivenciado e, de acordo com a opinião da entrevistada, relatado como preconceito.
Neste 🍐 quesito, todas responderam positivamente.
Com isso, observamos que esse preconceito foi encontrado nas perdas das amizades, tanto masculinas quanto femininas, somente 🍐 por jogarem futebol, o que não deveria ocorrer, pois os indivíduos têm o direito de escolher e praticar qualquer atividade 🍐 desportiva.
O mesmo aconteceu com relação às meninas que foram rejeitadas por parte de meninos, os quais não as querem como 🍐 companheiras de equipe; por parte de meninos e meninas que não jogam futebol e pelos próprios familiares.
Assim, como foi citado 🍐 na pesquisa de Freitas (2003), professores preteriram as meninas, pois as tiveram como frágeis; pais que não quiseram que as 🍐 filhas praticassem este esporte por acharem que não eram adequados.
Sendo assim, então qual esporte seria adequado às meninas? Um que 🍐 houvesse a disputa de quem era a melhor dona de casa? Essa idealização de que a mulher é o sexo 🍐 frágil é também cultural, na qual os meninos teriam que brincar de carrinhos, enquanto as meninas deveriam brincar de "casinha", 🍐 de bonecas; Daolio (2007) exemplificou assim essa visão cultural.
Desta forma, os meninos desenvolviam melhor a prática de atividades físicas.
Já que 🍐 possuíam tempo livre, jogavam bola, brincavam de variadas formas, podendo aprimorar cada vez mais o desenvolvimento motor, enquanto as meninas 🍐 estavam auxiliando as mães com afazeres domésticos.
Isso influenciou, de certa forma, num retardo na apreensão de atividades desportivas nas meninas, 🍐 como explicitou Viana (2012) no seu estudo, o qual citava que através das experiências corporais trazidas de outras modalidades, tanto 🍐 meninas quanto meninos eram ajudados na aprendizagem do futebol.
Pode ser que, por causa dos motivos já exemplificados, algumas meninas tiveram 🍐 uma maior dificuldade no aprendizado do futebol e de outros esportes, do que os meninos.
O que não quer dizer que 🍐 não existam meninas que saibam jogar futebol tão bem quanto os meninos.
Nesta mesma pesquisa da autora já citada, foi observado 🍐 que havia meninas e meninos que demonstravam uma maior habilidade m casadeapostas relação a outros meninos, exatamente por terem iniciado a 🍐 prática esportiva desde cedo e nas ruas, m casadeapostas relação aos que começaram tardiamente e m casadeapostas escolas de futebol.
Daí, percebemos que 🍐 o importante é a vivência, a aprendizagem prolongada m casadeapostas determinada modalidade esportiva, para que o praticante possa se aperfeiçoar naquela 🍐 atividade, independente do gênero.
Conclusão
O preconceito no futebol feminino advém de fatores culturais, sociais, os quais precisam ser revistos, já que 🍐 são fatores limitantes do desenvolvimento não somente do futebol, mas do esporte feminino como um todo.
Necessita assim, de apoio das 🍐 instituições desportivas para que gere uma valorização das praticantes no esporte e no meio m casadeapostas que vivem, a fim de 🍐 que possibilite uma diminuição ou extinção do preconceito relacionado às mulheres.
Referências
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