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Ponte Millau: Uma Maravilha da Engenharia Moderna no Coração da França

Voando sobre o cenário paisagístico, é indiscutivelmente uma das pontes 👍 mais belas do mundo.

Muitas vezes envolvida onabet oficial névoa, dando a impressão de atravessar nuvens, é tão famosa que tem 👍 seu próprio centro de visitantes e pessoas planejam viagens à região apenas para conduzir sobre ela. A ponte é tão 👍 proeminente que pode ser facilmente vista do espaço.

Não é o Golden Gate. Trata-se da Ponte Millau, um exemplo perfeito 👍 de onde engenharia e arte se encontram. Suspensa a grande altura sobre o vale do Tarn no sul da França, 👍 e se estendendo por 2.460 metros (8.070 pés), a Ponte Millau é a ponte mais alta do mundo, com uma 👍 altura estrutural de 336,4 metros (1.104 pés).

Mas nem mesmo essas estatísticas impressionantes a fazem justiça.

Ao contrário de outras 👍 pontes famosas, que geralmente conectam dois pontos de altitude semelhante, a Ponte Millau efetivamente se torna o oposto de um 👍 rolo-coaster, percorrendo um curso plano sobre o vale, enquanto a terra se dobra acima e abaixo abaixo dela.

Os sete 👍 pilares variam onabet oficial altura de 78 metros a 245 metros (256-804 pés), cada um calculado ao milímetro para oferecer uma 👍 experiência perfeitamente suave para os motoristas que cruzam o Tarn. Há um espaço de 342m (1.122ft) entre cada par de 👍 pilares – grande o suficiente para que a Torre Eiffel caiba no intervalo. Os pilares são acoplados com sete pilonos 👍 de aço, cada um de 87 metros (285 pés) de altura, com 11 cabos de retenção se estendendo de cada 👍 lado. Isso tudo ajudar a manter a "deck" – a superfície da estrada, que tem cerca de 14 pés de 👍 espessura e pesa 36.000 toneladas, ou o equivalente a 5.100 elefantes africanos – estável.

Ao mesmo tempo onabet oficial que é 👍 uma obra de precisão absoluta, também é bonita. A região das Gorges du Tarn é uma paisagem protegida, mas onabet oficial 👍 vez de arruinar a vista, a Ponte Millau a realça.

É um "maravilha do mundo moderno" e uma "maravilha da 👍 engenharia", diz David Knight, diretor de design e engenharia na Cake Industries e assessor especialista da Institution of Civil Engineers. 👍

"É essa interação perfeita de arquitetura e engenharia que faz com que todos os que a veem achem espetacular."

Aqueles 👍 que vivem no vale abaixo olham com admiração; aqueles que conduzem por cima – essa estrada, a A75 de Clermont-Ferrand 👍 a Béziers, é uma das principais rotas norte-sul da França – vêem a curva gentil cruzando o cenário à medida 👍 que se aproximam. "Ele dá a todos que o usam um sentido de admiração", diz Knight.

Não é de admirar 👍 que, para muitos, cruzar a ponte seja algo que viaja para fazer, não algo que se faça enquanto viaja.

Então, 👍 como essa maravilha do mundo moderno veio a ser construída no meio da França? Por que levou duas décadas para 👍 ser planejada, antes de ser aberta ao tráfego onabet oficial dezembro de 2004? E como ela efetivamente mudou o mapa da 👍 Europa?

A resposta a todas essas perguntas é geografia. O Maciço Central é uma grande área de planaltos cortada por 👍 vales e gargantas, localizada aproximadamente no meio da parte inferior do país. Espalhando-se por cerca de 15% do país e 👍 cercado pelos Alpes a leste, é um dos obstáculos que qualquer pessoa viajando do norte para o sul da nação 👍 – ou da Europa setentrional para a Espanha – deve passar.

Então importante foi essa ponte – mas também tão 👍 difícil – que levou duas décadas para ser planejada, de acordo com Michel Virlogeux, o engenheiro que liderou o time 👍 de design – e que começou a trabalhar nele onabet oficial setembro de 1987.

"O primeiro problema não era qual ponte 👍 construir, mas onde a autoestrada passaria", diz.

Na época, o Maciço Central era remoto, apesar deonabet oficiallocalização central. Havia 👍 uma linha férrea de via única e as estradas "não eram muito boas", diz. "A parte central da França não 👍 podia se desenvolver devido à falta de transporte."

Então, nos anos 1980, o governo francês decidiu atualizar a rede rodoviária, 👍 com o então presidente Valery Giscard d'Estaing decidindo por uma autoestrada. Um dos objetivos era desafogar a rodovia notoriamente congestionada 👍 onabet oficial torno de Millau, onde a estrada descia para o vale e cruzava o rio Tarn no centro da cidade. 👍 Todos os dias havia engarrafamentos de cerca de 20 quilômetros (12,5 milhas) de cada lado da cidade.

"Passar por Millau 👍 era um ponto negro de trânsito para turistas", diz Emmanuelle Gazel, atual prefeita de Millau. "Havia muitos engarrafamentos. Havia quilômetros 👍 e quilômetros de filas. Dava uma imagem muito ruim de nossa região... onabet oficial termos de poluição era terrível. E os 👍 locais levavam muito tempo para ir de um ponto a outro."

Nas palavras de Lord Norman Foster, que se tornou 👍 o arquiteto da ponte, a região era "um vale de extrema beleza que se tornou um dos engarrafamentos piores da 👍 França."

A decisão de construir uma ponte onabet oficial torno de Millau foi tomada onabet oficial setembro de 1986, diz Virlogeux, que 👍 na época era chefe da divisão de grandes pontes da administração francesa. Havia apenas um problema: a geografia da região 👍 significava que não havia solução óbvia. "Começamos a procurar onde seria possível, mas muitas opções eram más, e levamos quase 👍 três anos para encontrar uma solução", diz.

Uma ideia era encaminhar a autoestrada a leste de Millau, mantendo a estrada 👍 nos planaltos, com duas pontes suspensas para cruzar os vales de cada lado. Mas isso não teria permitido uma conexão 👍 com Millau – "a única grande cidade entre Clermont-Ferrand e Béziers", diz Virlogeux – que precisava de um impulso econômico. 👍

Então eles chamaram os especialistas: geólogos, geotecnólogos, engenheiros rodoviários e Virlogeux, que já havia projetado o Pont de Normandie – 👍 a ponte de 7.032 pés que atravessa o rio Seine na região norte da Normandia.

A equipe teveonabet oficialprimeira 👍 idéia de encaminhar a autoestrada a oeste de Millau, trazendo a estrada para um nível inferior no vale, sobre uma 👍 ponte onabet oficial um nível inferior e para um túnel. Eles estavam nos estágios de planejamento quando o engenheiro rodoviário da 👍 equipe, Jacques Soubeyran, teve um momento de luz.

"Ele perguntou, 'Por que está entrando no vale?' e foi um grande 👍 choque", lembra Virlogeux. "A autoestrada estava passando 300 metros acima do rio. Não havia sequer considerado a possibilidade de passar 👍 onabet oficial um nível alto. Imediatamente, disse que estávamos sendo estúpidos. Começamos a trabalhar na ideia de passar de planalto a 👍 planalto."

Após apenas oito dias, eles tinham desenhos detalhados dos níveis ondulados do solo, bem como uma possível altitude para 👍 uma autoestrada que se enrolaria através dele.

Eles sabiam onde queriam a ponte – mas o que ela deveria parecer? 👍

Virlogeux imediatamente soube que a melhor opção seria uma ponte de cabos suspensos. "O cabo é a estrutura mais eficiente 👍 para carregar uma carga e você pode ter uma pista muito esbelta, então é muito melhor para ver", diz.

A 👍 esbeltez era importante. Havia já controvérsia sobre a ideia de passar uma ponte por uma paisagem tão famosa. Para não 👍 arruinar o cenário, ela tinha que "parecer muito quieta".

Obter a aprovação levou alguns anos. O governo francês iniciou uma 👍 competição para o design da ponte e, onabet oficial 1996, o contrato foi vencido por um grupo liderado por Virlogeux como 👍 engenheiro (que havia deixado seu emprego anterior um ano antes) e o Reino Unido Norman Foster – agora Lord Foster 👍 – como arquiteto. Foster chama seu plano de passar o vale, onabet oficial vez do rio, um "conceito filosófico" que os 👍 distinguiu dos outros competidores.

Mas com a comunidade local contra a ideia deonabet oficialárea de beleza natural sendo arruinada, 👍 eles enfrentaram o desafio de "criar algo que realçaria o cenário, sentasse gentilmente no chão do vale – ser a 👍 intervenção mais delicada e leve possível". Virlogeux diz que tinha que ser "puro e simples".

Mas esse cenário precioso, que 👍 tinha que ser protegido esteticamente, era extremamente difícil de trabalhar.

"As forças do vento a este nível são enormes e 👍 os pilares têm que acomodar a enorme expansão e contração da pista", diz Foster. E não estamos falando de um 👍 leve balanceio. A ponte de 2,460 metros (8,070 pés) pode se expandir ou contrair onabet oficial 50 centímetros (1,6 pés) dependendo 👍 do tempo. Sua solução foi adicionar juntas de extensão.

Com sorte, enquanto a velha adaga diz que arquitetos e engenheiros 👍 devem estar onabet oficial confronto, e enquanto você pode imaginar que dois titãs de arquitetura e engenharia possam entrar onabet oficial conflito, 👍 Foster e Virlogeux não têm outra coisa além de elogios um para o outro. Virlogeux diz que foi uma "relação 👍 de trabalho muito fácil", enquanto para Foster foi um "encontro de mentes". A equipe teve reuniões duas vezes por mês 👍 onabet oficial Londres enquanto trabalhava no design. "Ele perguntaria, 'Por que você quer isso e não aquilo?' e depois de cinco 👍 minutos ele tomaria uma decisão", diz Virlogeux. "Uma vez que houve uma grande controvérsia sobre a forma da pista. Ele 👍 perguntou o que propunha, se estava certo de que funcionaria. Então ele disse, 'OK – a arquitetura não pode ir 👍 contra as necessidades científicas.'"

Acima da estrada, as colunas "se dividem" onabet oficial dois braços mais flexíveis, fazendo uma declaração artística 👍 de uma necessidade de engenharia.

A mesma coisa se aplica à curvatura da estrada, que cruza gentilmente o vale. Não 👍 é apenas bonito; garante que não haja sobreposição visual – e, portanto, confusão – para motoristas a uma grande altura. 👍 Enquanto os pilares se tornam mais estreitos à medida que sobem onabet oficial direção à pista rodoviária, praticamente reduzindo pela metade 👍 de 24 metros de largura na base para 11 metros na parte superior.

O design de uma ponte de cabos 👍 suspensa com sete elegantes pilares marchando através do cenário e o que Foster chama de "serpente de estrada, surpreendentemente fina 👍 como uma lâmina de barbear", resistiu à prova do tempo.

Se o design não era desafiador o suficiente, então veio 👍 a construção, que começou onabet oficial outubro de 2001. O projeto custou uma fria 400 milhões de euros (R$437 milhões) e 👍 foi financiado pela Eiffage, uma empresa de construção particular que ainda detém a concessão da ponte hoje. Foram usados 290.000 👍 toneladas de aço e concreto para construí-lo, e cerca de 600 trabalhadores trabalharam nele.

"O grande desafio é o que 👍 acontece quando você o constrói", diz Knight. "Ao colocar o peso onabet oficial diferentes locais, ele se move onabet oficial diferentes direções. 👍 Há diferentes materiais interagindo um com o outro – isso é tão difícil quanto a engenharia chega."

Foster chama a 👍 montagem da pista "um verdadeiro desafio".

"Foi serenamente e lentamente instalado simultaneamente de ambos os lados sobre os suportes estruturais 👍 temporários, encontrando-se no meio com precisão de milímetro."

Virlogeux se lembra da "situação crítica do vento" que ameaçou danificar a 👍 estrutura durante a construção. Cada "operação de lançamento" – durante a qual a pista foi instalada de ambos os lados 👍 – levou três dias, então eles tiveram que monitorar o forecast de cinco dias antes de começar, para evitar causar 👍 danos antes que a pista chegasse à próxima pilar.

Foi apenas à medida que a ponte foi colocada onabet oficial seu 👍 lugar que a equipe pôde ver se seu design havia funcionado – tanto do ponto de vista estético quanto de 👍 engenharia.

Todo o detalhe foi considerado para seu potencial efeito no cenário, bem como se ele poderia resistir às forças 👍 a essa altitude.


Foster diz que a primeira vez que foi ver, "estava ansioso ao ponto de quase estar fisicamente 👍 doente." Ele havia "agonizado" sobre a cor dos 154 cabos de retenção – se eles fossem claros, eles se misturariam 👍 com o céu, mas destacariam-se contra o cenário. Ele optou pelo branco – "mas a agonia era que não saberia 👍 se era a decisão certa até que fosse construído – e então seria tarde demais para mudá-lo."

Por sorte para 👍 ele, o branco funcionou. "Eu estava ansioso ao ponto de quase estar fisicamente doente", diz. "Eu me lembro de chegar 👍 de carro e a ponte gradualmente entrando onabet oficial visão e finalmente percebendo que, apesar de tudo, era, de fato, a 👍 decisão certa."

Virlogeux foi mais calmo. Para ele, o maior desafio foi superar a oposição local para ser capaz de 👍 construir. Obter a assinatura do contrato, diz ele, foi o momento onabet oficial que soube que eles a construiriam.

O presidente 👍 Jacques Chirac veio abrir a ponte e cumprimentar os trabalhadores de construção. Dois dias depois, Virlogeux dirigiu sobre ele onabet oficial 👍 seu caminho de volta a Paris.

Unindo corações e mentes locais

A ponte pode ter 👍 sido controversa quando foi primeiro mencionada, mas a hostilidade local começou a derreter assim que ficou claro o que o 👍 projeto seria.

"As pessoas pensavam que criar uma variante significaria que os turistas poderiam evitar Millau e a cidade se 👍 esvaziaria", diz Gazel, a prefeita. "Algumas pessoas pensavam que iria arruinar nosso cenário, mas de fato ele o realçou." E 👍 atraiu visitantes – onabet oficial seu primeiro ano, 10.000 carros parariam todos os fins de semana no ponto de parada de 👍 serviço para admirar a vista.

De repente, viajar do norte ao sul da França, e de lá para a Espanha 👍 (ou vice-versa) era uma experiência fácil.

Foster diz que ficou "deliciado" com o mudança de coração dos residentes. "Uma ponte 👍 é sobre comunicação onabet oficial seu sentido mais amplo, não apenas conectando dois planaltos, mas também ligando pessoas", diz.

Hoje, a 👍 ponte "trouxe muitos turistas para descobrir Millau", diz Gazel.

"Muitos vêm pela ponte, mas descobrem todos os outros aspectos de 👍 nossa região. Outros estão viajando onabet oficial férias e param. Millau não é mais um ponto negro. Ele se tornou um 👍 destino – turistas escolhem visitar Millau, e eles não têm que suportar os engarrafamentos terríveis. Assim, não esvaziou a cidade; 👍 pelo contrário."

Além de ser uma região de beleza natural excepcional, há história onabet oficial torno de Millau. Na época romana, 👍 era famosa poronabet oficialcerâmica, que era exportada para todo o império, de África do Norte à Inglaterra.

Os visitantes 👍 podem andar ao redor da base das famosas colunas, ou fazer um passeio de barco abaixo da ponte.

Hoje, à 👍 medida que se aproxima de seu 20º aniversário, a Ponte Millau ainda está forte. Virlogeux diz que está "confiante de 👍 que ela pode resistir por um longo tempo." Enquanto ainda está trabalhando na Ponte da Normandia, que precisa de manutenção 👍 regular, parou de trabalhar na Ponte Millau há muito tempo.

Cada ano, ela economiza cerca de 40.000 toneladas de emissões 👍 de CO2 de veículos pesados alone, de acordo com as figuras de Foster – o equivalente a 40.000 árvores absorvendo 👍 emissões por 40 anos.

Gazel diz que a ponte – que faz parte da A75 autoroute – mudou a imagem 👍 deonabet oficialcidade.

"Ela nos colocou no mapa mundial – quando digo que sou prefeita de Millau, não importa onde 👍 estou no mundo, todo mundo sabe Millau, graças à ponte", ela adiciona. "A proeza arquitetônica e tecnológica, 20 anos depois, 👍 ainda é inovadora – ainda extraordinária."


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