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    Em teoria das probabilidades, um martingale é um modelo de jogo honesto (fair game) jogo ganhar dinheiro no pix que o conhecimento de eventos ☀️ passados nunca ajuda a prever os ganhos futuros e apenas o evento atual importa.

    Em particular, um martingale é uma sequência ☀️ de variáveis aleatórias (isto é, um processo estocástico) para o qual, a qualquer tempo específico na sequência observada, a esperança ☀️ do próximo valor na sequência é igual ao valor presentemente observado, mesmo dado o conhecimento de todos os valores anteriormente ☀️ observados.[1]

    O movimento browniano parado é um exemplo de martingale.

    Ele pode modelar um jogo de cara ou coroa com a possibilidade ☀️ de falência.

    Em contraste, jogo ganhar dinheiro no pix um processo que não é um martingale, o valor esperado do processo jogo ganhar dinheiro no pix um tempo pode ☀️ ainda ser igual ao valor esperado do processo no tempo seguinte.

    Entretanto, o conhecimento de eventos anteriores (por exemplo, todas as ☀️ cartas anteriormente retiradas de um baralho) pode ajudar a reduzir a incerteza sobre os eventos futuros.

    Assim, o valor esperado do ☀️ próximo evento, dado o conhecimento do evento presente e de todos os anteriores, pode ser mais elevado do que o ☀️ do presente evento se uma estratégia de ganho for usada.

    Martingales excluem a possibilidade de estratégias de ganho baseadas no histórico ☀️ do jogo e, portanto, são um modelo de jogos honestos.

    É também uma técnica utilizada no mercado financeiro, para recuperar operações ☀️ perdidas.

    Dobra-se a segunda mão para recuperar a anterior, e assim sucessivamente, até o acerto.

    Martingale é o sistema de apostas mais ☀️ comum na roleta.

    A popularidade deste sistema se deve à jogo ganhar dinheiro no pix simplicidade e acessibilidade.

    O jogo Martingale dá a impressão enganosa de ☀️ vitórias rápidas e fáceis.

    A essência do sistema de jogo da roleta Martingale é a seguinte: fazemos uma aposta jogo ganhar dinheiro no pix uma ☀️ chance igual de roleta (vermelho-preto, par-ímpar), por exemplo, no "vermelho": fazemos uma aposta na roleta por 1 dólar; se você ☀️ perder, dobramos e apostamos $ 2.

    Se perdermos na roleta, perderemos a aposta atual ($ 2) e a aposta anterior ($ ☀️ 1) de $ 3.4, por exemplo.

    duas apostas ganham (1 + 2 = $ 3) e temos um ganho líquido de ☀️ $ 1 na roleta.

    Se você perder uma segunda vez na roleta Martingale, dobramos a aposta novamente (agora é $ 4).

    Se ☀️ ganharmos, ganharemos de volta as duas apostas anteriores (1 + 2 = 3 dólares) e a atual (4 dólares) da ☀️ roda da roleta, e novamente ganharemos 1 dólar do cassino [2].

    Originalmente, a expressão "martingale" se referia a um grupo de ☀️ estratégias de aposta popular na França do século XVIII.

    [3][4] A mais simples destas estratégias foi projetada para um jogo jogo ganhar dinheiro no pix ☀️ que o apostador ganhava se a moeda desse cara e perdia se a moeda desse coroa.

    A estratégia fazia o apostador ☀️ dobrar jogo ganhar dinheiro no pix aposta depois de cada derrota a fim de que a primeira vitória recuperasse todas as perdas anteriores, além ☀️ de um lucro igual à primeira aposta.

    Conforme o dinheiro e o tempo disponível do apostador se aproximam conjuntamente do infinito, ☀️ a possibilidade de eventualmente dar cara se aproxima de 1, o que faz a estratégia de aposta martingale parecer como ☀️ algo certo.

    Entretanto, o crescimento exponencial das apostas eventualmente leva os apostadores à falência, assumindo de forma óbvia e realista que ☀️ a quantidade de dinheiro do apostador é finita (uma das razões pelas quais casinos, ainda que desfrutem normativamente de uma ☀️ vantagem matemática nos jogos oferecidos aos seus clientes, impõem limites às apostas).

    Um movimento browniano parado, que é um processo martingale, ☀️ pode ser usado para descrever a trajetória de tais jogos.

    O conceito de martingale jogo ganhar dinheiro no pix teoria das probabilidades foi introduzido por ☀️ Paul Lévy jogo ganhar dinheiro no pix 1934, ainda que ele não lhes tivesse dado este nome.

    [5] O termo "martingale" foi introduzido jogo ganhar dinheiro no pix 1939 ☀️ por Jean Ville,[6] que também estendeu a definição à martingales contínuos.

    [7] Muito do desenvolvimento original da teoria foi feito por ☀️ Joseph Leo Doob, entre outros.

    [8] Parte da motivação daquele trabalho era mostrar a impossibilidade de estratégias de aposta bem-sucedidas.[9]

    Uma definição ☀️ básica de um martingale de tempo discreto diz que ele é um processo estocástico (isto é, uma sequência de variáveis ☀️ aleatórias) X 1 , X 2 , X 3 , ...

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

    } de tempo discreto que satisfaz, para qualquer tempo ☀️ n {\displaystyle n} ,

    E ( | X n | ) < ∞ {\displaystyle \mathbf {E} (\vert X_{n}\vert )<\infty }

    E ( ☀️ X n + 1 ∣ X 1 , .

    .

    .

    , X n ) = X n .

    {\displaystyle \mathbf {E} (X_{n+1}\mid ☀️ X_{1},\ldots ,X_{n})=X_{n}.}

    Isto é, o valor esperado condicional da próxima observação, dadas todas as observações anteriores, é igual à mais recente ☀️ observação.[10]

    Sequências martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a outra sequência [ editar | editar código-fonte ]

    Mais geralmente, uma sequência Y 1 , Y ☀️ 2 , Y 3 , ...

    {\displaystyle Y_{1},Y_{2},Y_{3},...

    } é considerada um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a outra sequência X 1 , X ☀️ 2 , X 3 , ...

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

    } se, para todo n {\displaystyle n} ,

    E ( | Y n | ) ☀️ < ∞ {\displaystyle \mathbf {E} (\vert Y_{n}\vert )<\infty }

    E ( Y n + 1 ∣ X 1 , .

    .

    .

    , ☀️ X n ) = Y n .

    {\displaystyle \mathbf {E} (Y_{n+1}\mid X_{1},\ldots ,X_{n})=Y_{n}.}

    Da mesma forma, um martingale de tempo contínuo jogo ganhar dinheiro no pix ☀️ relação ao processo estocástico X t {\displaystyle X_{t}} é um processo estocástico Y t {\displaystyle Y_{t}} tal que, para todo ☀️ t {\displaystyle t} ,

    E ( | Y t | ) < ∞ {\displaystyle \mathbf {E} (\vert Y_{t}\vert )<\infty }

    E ( ☀️ Y t ∣ { X τ , τ ≤ s } ) = Y s ∀ s ≤ t .

    {\displaystyle ☀️ \mathbf {E} (Y_{t}\mid \{X_{\tau },\tau \leq s\})=Y_{s}\quad \forall s\leq t.}

    Isto expressa a propriedade de que o valor esperado condicional de ☀️ qualquer observação no tempo t {\displaystyle t} , dadas todas as observações até o tempo s {\displaystyle s} , é ☀️ igual à observação no tempo s {\displaystyle s} (considerando que s ≤ t {\displaystyle s\leq t} ).

    Em geral, um processo ☀️ estocástico Y : T × Ω → S {\displaystyle Y:T\times \Omega \to S} é um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a uma ☀️ filtração Σ ∗ {\displaystyle \Sigma _{*}} e medida de probabilidade P {\displaystyle P} se

    Σ ∗ {\displaystyle \Sigma _{*}} espaço de ☀️ probabilidade subjacente ( Ω , Σ , P {\displaystyle \Omega ,\Sigma ,P}

    espaço de probabilidade subjacente ( Y {\displaystyle Y} Σ ☀️ ∗ {\displaystyle \Sigma _{*}} t {\displaystyle t} T {\displaystyle T} Y t {\displaystyle Y_{t}} função mensurável Σ τ {\displaystyle \Sigma ☀️ _{\tau }}

    função mensurável Para cada t {\displaystyle t} Y t {\displaystyle Y_{t}} espaço Lp L 1 ( Ω , Σ ☀️ t , P ; S ) {\displaystyle L^{1}(\Omega ,\Sigma _{t},P;S)}

    E P ( | Y t | ) < + ∞ ☀️ ; {\displaystyle \mathbf {E} _{\mathbf {P} }(|Y_{t}|)<+\infty ;}

    Para todo s {\displaystyle s} t {\displaystyle t} s < t {\displaystyle s

    E P ( [ Y t − Y s ] χ F ) ☀️ = 0 , {\displaystyle \mathbf {E} _{\mathbf {P} }\left([Y_{t}-Y_{s}]\chi _{F}\right)=0,} jogo ganhar dinheiro no pix que χ F {\displaystyle \chi _{F}} função indicadora do ☀️ evento F {\displaystyle F} A última condição é denotada como Y s = E P ( Y t | Σ ☀️ s ) , {\displaystyle Y_{s}=\mathbf {E} _{\mathbf {P} }(Y_{t}|\Sigma _{s}),} que é uma forma geral de valor esperado condicional.[ 11 ☀️ ]

    É importante notar que a propriedade martingale envolve tanto a filtração, como a medida de probabilidade (em relação à qual ☀️ os valores esperados são assumidos).

    É possível que Y {\displaystyle Y} seja um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a uma medida, mas não ☀️ jogo ganhar dinheiro no pix relação a outra.

    O Teorema de Girsanov oferece uma forma de encontrar uma medida jogo ganhar dinheiro no pix relação à qual um processo ☀️ de Itō é um martingale.[12]

    Exemplos de martingales [ editar | editar código-fonte ]

    Um passeio aleatório não viesado (em qualquer número ☀️ de dimensões) é um exemplo de martingale.

    O dinheiro de um apostador é um martingale se todos os jogos de aposta ☀️ com que ele se envolver forem honestos.

    Uma urna de Pólya contém uma quantidade de bolas de diferentes cores.

    A cada iteração, ☀️ uma bola é aleatoriamente retirada da urna e substituída por várias outras da mesma cor.

    Para qualquer cor dada, a fração ☀️ das bolas na urna com aquela cor é um martingale.

    Por exemplo, se atualmente 95% da bolas são vermelhas, então, ainda ☀️ que a próxima iteração mais provavelmente adicione bolas vermelhas e não de outra cor, este viés está exatamente equilibrado pelo ☀️ fato de que adicionar mais bolas vermelhas altera a fração de forma muito menos significativa do que adicionar o mesmo ☀️ número de bolas não vermelhas alteraria.

    Suponha que X n {\displaystyle X_{n}} moeda honesta foi jogada n {\displaystyle n}

    moeda honesta foi ☀️ jogada Considere Y n = X n 2 − n {\displaystyle Y_{n}={X_{n}}^{2}-n} X n {\displaystyle X_{n}} { Y n : ☀️ n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

    \}} raiz quadrada do número de vezes que a moeda ☀️ for jogada.

    raiz quadrada do número de vezes que a moeda for jogada.

    No caso de um martingale de Moivre, suponha que ☀️ a moeda é desonesta, isto é, viesada, com probabilidade p {\displaystyle p} q = 1 − p {\displaystyle q=1-p}

    X n ☀️ + 1 = X n ± 1 {\displaystyle X_{n+1}=X_{n}\pm 1} com + {\displaystyle +} − {\displaystyle -}

    Y n = ( ☀️ q / p ) X n .

    {\displaystyle Y_{n}=(q/p)^{X_{n}}.}

    Então, { Y n : n = 1 , 2 , 3 , ☀️ ...

    } {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

    \}} { X n : n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...

    \}} E [ ☀️ Y n + 1 ∣ X 1 , .

    .

    .

    , X n ] = p ( q / p ) ☀️ X n + 1 + q ( q / p ) X n − 1 = p ( q / ☀️ p ) ( q / p ) X n + q ( p / q ) ( q / p ☀️ ) X n = q ( q / p ) X n + p ( q / p ) X ☀️ n = ( q / p ) X n = Y n .

    {\displaystyle {\begin{aligned}E[Y_{n+1}\mid X_{1},\dots ,X_{n}]&=p(q/p)^{X_{n}+1}+q(q/p)^{X_{n}-1}\\[6pt]&=p(q/p)(q/p)^{X_{n}}+q(p/q)(q/p)^{X_{n}}\\[6pt]&=q(q/p)^{X_{n}}+p(q/p)^{X_{n}}=(q/p)^{X_{n}}=Y_{n}.\end{aligned}}}

    No teste de razão de ☀️ verossimilhança jogo ganhar dinheiro no pix estatística, uma variável aleatória X {\displaystyle X} f {\displaystyle f} g {\displaystyle g} amostra aleatória X 1 , ☀️ ...

    , X n {\displaystyle X_{1},...

    ,X_{n}} [ 13 ] Considere Y n {\displaystyle Y_{n}}

    Y n = ∏ i = 1 n ☀️ g ( X i ) f ( X i ) {\displaystyle Y_{n}=\prod _{i=1}^{n}{\frac {g(X_{i})}{f(X_{i})}}}

    Se X {\displaystyle X} f {\displaystyle f} ☀️ g {\displaystyle g} { Y n : n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

    \}} { X ☀️ n : n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...\}}

    Suponha que uma ameba se divide jogo ganhar dinheiro no pix duas ☀️ amebas com probabilidade p {\displaystyle p} 1 − p {\displaystyle 1-p} X n {\displaystyle X_{n}} n {\displaystyle n} X n ☀️ = 0 {\displaystyle X_{n}=0} r {\displaystyle r} r {\displaystyle r} p {\displaystyle p} [ 14 ] Então

    { r X n ☀️ : n = 1 , 2 , 3 , .

    .

    .

    } {\displaystyle \{\,r^{X_{n}}:n=1,2,3,\dots \,\}}

    é um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a { ☀️ X n : n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...\}}

    Uma série martingale criada por software.

    Em uma ☀️ comunidade ecológica (um grupo de espécies jogo ganhar dinheiro no pix um nível trófico particular, competindo por recursos semelhantes jogo ganhar dinheiro no pix uma área local), o ☀️ número de indivíduos de qualquer espécie particular de tamanho fixado é uma função de tempo (discreto) e pode ser visto ☀️ como uma sequência de variáveis aleatórias.

    Esta sequência é um martingale sob a teoria neutra unificada de biodiversidade e biogeografia.

    Se { ☀️ N t : t ≥ 0 } {\displaystyle \{N_{t}:t\geq 0\}} processo de Poisson com intensidade λ {\displaystyle \lambda } { ☀️ N t − λ t : t ≥ 0 } {\displaystyle \{N_{t}-\lambda _{t}:t\geq 0\}}

    Submartingales, supermartingales e relação com funções harmônicas ☀️ [ editar | editar código-fonte ]

    Há duas generalizações populares de um martingale que também incluem casos jogo ganhar dinheiro no pix que a observação ☀️ atual X n {\displaystyle X_{n}} não é necessariamente igual à futura expectativa condicional E [ X n + 1 | ☀️ X 1 , ...

    , X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...

    ,X_{n}]} , mas, jogo ganhar dinheiro no pix vez disto, a um limite superior ou inferior ☀️ à expectativa condicional.

    Estas definições refletem uma relação entre a teoria do martingale e a teoria do potencial, que é o ☀️ estudo das funções harmônicas.

    [15] Assim como um martingale de tempo contínuo satisfaz a E [ X t | { X ☀️ τ : τ ≤ s } − X s = 0 ∀ s ≤ t {\displaystyle E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}-X_{s}=0\forall ☀️ s\leq t} , uma função harmônica f {\displaystyle f} satisfaz a equação diferencial parcial Δ f = 0 {\displaystyle \Delta ☀️ f=0} , jogo ganhar dinheiro no pix que Δ {\displaystyle \Delta } é o operador de Laplace.

    Dado um processo de movimento browniano W t ☀️ {\displaystyle W_{t}} e uma função harmônica f {\displaystyle f} , o processo resultante f ( W t ) {\displaystyle f(W_{t})} ☀️ também é um martingale.

    Um submartingale de tempo discreto é uma sequência X 1 , X 2 , X 3 , ☀️ .

    .

    .

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},\ldots } integráveis que satisfaz a

    E [ X n + 1 | X 1 , .

    .

    .

    , X ☀️ n ] ≥ X n .

    {\displaystyle {}E[X_{n+1}|X_{1},\ldots ,X_{n}]\geq X_{n}.

    } Da mesma forma, um submartingale de tempo contínuo satisfaz a E ☀️ [ X t | { X τ : τ ≤ s } ] ≥ X s ∀ s ≤ t ☀️ .

    {\displaystyle {}E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}]\geq X_{s}\quad \forall s\leq t.

    } Em teoria do potencial, uma função sub-harmônica f {\displaystyle f} Δ ☀️ f ≥ 0 {\displaystyle \Delta f\geq 0} Grosso modo, o prefixo "sub-" é consistente porque a atual observação X n ☀️ {\displaystyle X_{n}} E [ X n + 1 | X 1 , ...

    , X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...,X_{n}]}

    De forma análoga, ☀️ um supermartingale de tempo discreto satisfaz a

    E [ X n + 1 | X 1 , .

    .

    .

    , X n ☀️ ] ≤ X n .

    {\displaystyle {}E[X_{n+1}|X_{1},\ldots ,X_{n}]\leq X_{n}.

    } Da mesma forma, um supermartingale de tempo contínuo satisfaz a E [ ☀️ X t | { X τ : τ ≤ s } ] ≤ X s ∀ s ≤ t .

    {\displaystyle ☀️ {}E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}]\leq X_{s}\quad \forall s\leq t.

    } Em teoria do potencial, uma função super-harmônica f {\displaystyle f} Δ f ☀️ ≤ 0 {\displaystyle \Delta f\leq 0} Grosso modo, o prefixo "super-" é consistente porque a atual observação X n {\displaystyle ☀️ X_{n}} E [ X n + 1 | X 1 , ...

    , X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...,X_{n}]}

    Exemplos de submartingales e ☀️ supermartingales [ editar | editar código-fonte ]

    Todo martingale é também um submartingale e um supermartingale.

    Reciprocamente, todo processo estocástico que é ☀️ tanto um submartingale, como um supermartingale, é um martingale.

    Considere novamente um apostador que ganha $1 quando uma moeda der cara ☀️ e perde $1 quando a moeda der coroa.

    Suponha agora que a moeda possa estar viesada e que ela dê cara ☀️ com probabilidade p {\displaystyle p} Se p {\displaystyle p} 1 / 2 {\displaystyle 1/2} Se p {\displaystyle p} 1 / ☀️ 2 {\displaystyle 1/2} Se p {\displaystyle p} 1 / 2 {\displaystyle 1/2}

    Uma função convexa de um martingale é um submartingale ☀️ pela desigualdade de Jensen.

    Por exemplo, o quadrado da riqueza de um apostador jogo ganhar dinheiro no pix jogo de moeda honesta é um submartingale ☀️ (o que também se segue do fato de que X n 2 − n {\displaystyle {X_{n}}^{2}-n}

    Martingales e tempos de parada ☀️ [ editar | editar código-fonte ]

    Um tempo de parada jogo ganhar dinheiro no pix relação a uma sequência de variáveis aleatórias X 1 , ☀️ X 2 , X 3 , ...

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

    } é uma variável aleatória τ {\displaystyle \tau } com a propriedade de ☀️ que para cada t {\displaystyle t} , a ocorrência ou a não ocorrência do evento τ = t {\displaystyle \tau ☀️ =t} depende apenas dos valores de X 1 , X 2 , X 3 , ...

    , X t {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...,X_{t}} ☀️ .

    A intuição por trás da definição é que, a qualquer tempo particular t {\displaystyle t} , pode-se observar a sequência ☀️ até o momento e dizer se é hora de parar.

    Um exemplo na vida real pode ser o tempo jogo ganhar dinheiro no pix que ☀️ um apostador deixa a mesa de apostas, o que pode ser uma função de suas vitórias anteriores (por exemplo, ele ☀️ pode deixar a mesa apenas quando ele vai à falência), mas ele não pode escolher entre ficar ou sair com ☀️ base no resultando de jogos que ainda não ocorreram.[16]

    Em alguns contextos, o conceito de tempo de parada é definido exigindo-se ☀️ apenas que a ocorrência ou não ocorrência do evento τ = t {\displaystyle \tau =t} seja probabilisticamente independente de X ☀️ t + 1 , X t + 2 , ...

    {\displaystyle X_{t+1},X_{t+2},...

    } , mas não que isto seja completamente determinado pelo ☀️ histórico do processo até o tempo t {\displaystyle t} .

    Isto é uma condição mais fraca do que aquela descrita no ☀️ parágrafo acima, mas é forte o bastante para servir jogo ganhar dinheiro no pix algumas das provas jogo ganhar dinheiro no pix que tempos de parada são usados.

    Uma ☀️ das propriedades básicas de martingales é que, se ( X t ) t > 0 {\displaystyle (X_{t})_{t>0}} for um (sub/super)martingale ☀️ e τ {\displaystyle \tau } for um tempo de parada, então, o processo parado correspondente ( X t τ ) ☀️ t > 0 {\displaystyle (X_{t}^{\tau })_{t>0}} definido por X t τ := X min { τ , t } {\displaystyle ☀️ X_{t}^{\tau }:=X_{\min\{\tau ,t\}}} é também um (sub/super) martingale.

    O conceito de um martingale parado leva a uma série de teoremas importantes, ☀️ incluindo, por exemplo, o teorema da parada opcional, que afirma que, sob certas condições, o valor esperado de um martingale ☀️ jogo ganhar dinheiro no pix um tempo de parada é igual ao seu valor inicial.

    Em teoria das probabilidades, um martingale é um modelo de ☀️ jogo honesto (fair game) jogo ganhar dinheiro no pix que o conhecimento de eventos passados nunca ajuda a prever os ganhos futuros e apenas ☀️ o evento atual importa.

    Em particular, um martingale é uma sequência de variáveis aleatórias (isto é, um processo estocástico) para o ☀️ qual, a qualquer tempo específico na sequência observada, a esperança do próximo valor na sequência é igual ao valor presentemente ☀️ observado, mesmo dado o conhecimento de todos os valores anteriormente observados.[1]

    O movimento browniano parado é um exemplo de martingale.

    Ele pode ☀️ modelar um jogo de cara ou coroa com a possibilidade de falência.

    Em contraste, jogo ganhar dinheiro no pix um processo que não é um ☀️ martingale, o valor esperado do processo jogo ganhar dinheiro no pix um tempo pode ainda ser igual ao valor esperado do processo no tempo ☀️ seguinte.

    Entretanto, o conhecimento de eventos anteriores (por exemplo, todas as cartas anteriormente retiradas de um baralho) pode ajudar a reduzir ☀️ a incerteza sobre os eventos futuros.

    Assim, o valor esperado do próximo evento, dado o conhecimento do evento presente e de ☀️ todos os anteriores, pode ser mais elevado do que o do presente evento se uma estratégia de ganho for usada.

    Martingales ☀️ excluem a possibilidade de estratégias de ganho baseadas no histórico do jogo e, portanto, são um modelo de jogos honestos.

    É ☀️ também uma técnica utilizada no mercado financeiro, para recuperar operações perdidas.

    Dobra-se a segunda mão para recuperar a anterior, e assim ☀️ sucessivamente, até o acerto.

    Martingale é o sistema de apostas mais comum na roleta.

    A popularidade deste sistema se deve à jogo ganhar dinheiro no pix ☀️ simplicidade e acessibilidade.

    O jogo Martingale dá a impressão enganosa de vitórias rápidas e fáceis.

    A essência do sistema de jogo da ☀️ roleta Martingale é a seguinte: fazemos uma aposta jogo ganhar dinheiro no pix uma chance igual de roleta (vermelho-preto, par-ímpar), por exemplo, no "vermelho": ☀️ fazemos uma aposta na roleta por 1 dólar; se você perder, dobramos e apostamos $ 2.

    Se perdermos na roleta, perderemos ☀️ a aposta atual ($ 2) e a aposta anterior ($ 1) de $ 3.4, por exemplo.

    duas apostas ganham (1 + ☀️ 2 = $ 3) e temos um ganho líquido de $ 1 na roleta.

    Se você perder uma segunda vez na ☀️ roleta Martingale, dobramos a aposta novamente (agora é $ 4).

    Se ganharmos, ganharemos de volta as duas apostas anteriores (1 + ☀️ 2 = 3 dólares) e a atual (4 dólares) da roda da roleta, e novamente ganharemos 1 dólar do cassino ☀️ [2].

    Originalmente, a expressão "martingale" se referia a um grupo de estratégias de aposta popular na França do século XVIII.

    [3][4] A ☀️ mais simples destas estratégias foi projetada para um jogo jogo ganhar dinheiro no pix que o apostador ganhava se a moeda desse cara e ☀️ perdia se a moeda desse coroa.

    A estratégia fazia o apostador dobrar jogo ganhar dinheiro no pix aposta depois de cada derrota a fim de ☀️ que a primeira vitória recuperasse todas as perdas anteriores, além de um lucro igual à primeira aposta.

    Conforme o dinheiro e ☀️ o tempo disponível do apostador se aproximam conjuntamente do infinito, a possibilidade de eventualmente dar cara se aproxima de 1, ☀️ o que faz a estratégia de aposta martingale parecer como algo certo.

    Entretanto, o crescimento exponencial das apostas eventualmente leva os ☀️ apostadores à falência, assumindo de forma óbvia e realista que a quantidade de dinheiro do apostador é finita (uma das ☀️ razões pelas quais casinos, ainda que desfrutem normativamente de uma vantagem matemática nos jogos oferecidos aos seus clientes, impõem limites ☀️ às apostas).

    Um movimento browniano parado, que é um processo martingale, pode ser usado para descrever a trajetória de tais jogos.

    O ☀️ conceito de martingale jogo ganhar dinheiro no pix teoria das probabilidades foi introduzido por Paul Lévy jogo ganhar dinheiro no pix 1934, ainda que ele não lhes tivesse ☀️ dado este nome.

    [5] O termo "martingale" foi introduzido jogo ganhar dinheiro no pix 1939 por Jean Ville,[6] que também estendeu a definição à martingales ☀️ contínuos.

    [7] Muito do desenvolvimento original da teoria foi feito por Joseph Leo Doob, entre outros.

    [8] Parte da motivação daquele trabalho ☀️ era mostrar a impossibilidade de estratégias de aposta bem-sucedidas.[9]

    Uma definição básica de um martingale de tempo discreto diz que ele ☀️ é um processo estocástico (isto é, uma sequência de variáveis aleatórias) X 1 , X 2 , X 3 , ☀️ ...

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

    } de tempo discreto que satisfaz, para qualquer tempo n {\displaystyle n} ,

    E ( | X n | ) ☀️ < ∞ {\displaystyle \mathbf {E} (\vert X_{n}\vert )<\infty }

    E ( X n + 1 ∣ X 1 , .

    .

    .

    , ☀️ X n ) = X n .

    {\displaystyle \mathbf {E} (X_{n+1}\mid X_{1},\ldots ,X_{n})=X_{n}.}

    Isto é, o valor esperado condicional da próxima observação, ☀️ dadas todas as observações anteriores, é igual à mais recente observação.[10]

    Sequências martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a outra sequência [ editar | ☀️ editar código-fonte ]

    Mais geralmente, uma sequência Y 1 , Y 2 , Y 3 , ...

    {\displaystyle Y_{1},Y_{2},Y_{3},...

    } é considerada um ☀️ martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a outra sequência X 1 , X 2 , X 3 , ...

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

    } se, para todo ☀️ n {\displaystyle n} ,

    E ( | Y n | ) < ∞ {\displaystyle \mathbf {E} (\vert Y_{n}\vert )<\infty }

    E ( ☀️ Y n + 1 ∣ X 1 , .

    .

    .

    , X n ) = Y n .

    {\displaystyle \mathbf {E} (Y_{n+1}\mid ☀️ X_{1},\ldots ,X_{n})=Y_{n}.}

    Da mesma forma, um martingale de tempo contínuo jogo ganhar dinheiro no pix relação ao processo estocástico X t {\displaystyle X_{t}} é um ☀️ processo estocástico Y t {\displaystyle Y_{t}} tal que, para todo t {\displaystyle t} ,

    E ( | Y t | ) ☀️ < ∞ {\displaystyle \mathbf {E} (\vert Y_{t}\vert )<\infty }

    E ( Y t ∣ { X τ , τ ≤ s ☀️ } ) = Y s ∀ s ≤ t .

    {\displaystyle \mathbf {E} (Y_{t}\mid \{X_{\tau },\tau \leq s\})=Y_{s}\quad \forall s\leq t.}

    Isto ☀️ expressa a propriedade de que o valor esperado condicional de qualquer observação no tempo t {\displaystyle t} , dadas todas ☀️ as observações até o tempo s {\displaystyle s} , é igual à observação no tempo s {\displaystyle s} (considerando que ☀️ s ≤ t {\displaystyle s\leq t} ).

    Em geral, um processo estocástico Y : T × Ω → S {\displaystyle Y:T\times ☀️ \Omega \to S} é um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a uma filtração Σ ∗ {\displaystyle \Sigma _{*}} e medida de probabilidade ☀️ P {\displaystyle P} se

    Σ ∗ {\displaystyle \Sigma _{*}} espaço de probabilidade subjacente ( Ω , Σ , P {\displaystyle \Omega ☀️ ,\Sigma ,P}

    espaço de probabilidade subjacente ( Y {\displaystyle Y} Σ ∗ {\displaystyle \Sigma _{*}} t {\displaystyle t} T {\displaystyle T} ☀️ Y t {\displaystyle Y_{t}} função mensurável Σ τ {\displaystyle \Sigma _{\tau }}

    função mensurável Para cada t {\displaystyle t} Y t ☀️ {\displaystyle Y_{t}} espaço Lp L 1 ( Ω , Σ t , P ; S ) {\displaystyle L^{1}(\Omega ,\Sigma _{t},P;S)}

    E ☀️ P ( | Y t | ) < + ∞ ; {\displaystyle \mathbf {E} _{\mathbf {P} }(|Y_{t}|)<+\infty ;}

    Para todo s ☀️ {\displaystyle s} t {\displaystyle t} s < t {\displaystyle s

    E P ( ☀️ [ Y t − Y s ] χ F ) = 0 , {\displaystyle \mathbf {E} _{\mathbf {P} }\left([Y_{t}-Y_{s}]\chi _{F}\right)=0,} ☀️ jogo ganhar dinheiro no pix que χ F {\displaystyle \chi _{F}} função indicadora do evento F {\displaystyle F} A última condição é denotada como ☀️ Y s = E P ( Y t | Σ s ) , {\displaystyle Y_{s}=\mathbf {E} _{\mathbf {P} }(Y_{t}|\Sigma _{s}),} ☀️ que é uma forma geral de valor esperado condicional.[ 11 ]

    É importante notar que a propriedade martingale envolve tanto a ☀️ filtração, como a medida de probabilidade (em relação à qual os valores esperados são assumidos).

    É possível que Y {\displaystyle Y} ☀️ seja um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a uma medida, mas não jogo ganhar dinheiro no pix relação a outra.

    O Teorema de Girsanov oferece uma forma ☀️ de encontrar uma medida jogo ganhar dinheiro no pix relação à qual um processo de Itō é um martingale.[12]

    Exemplos de martingales [ editar | ☀️ editar código-fonte ]

    Um passeio aleatório não viesado (em qualquer número de dimensões) é um exemplo de martingale.

    O dinheiro de um ☀️ apostador é um martingale se todos os jogos de aposta com que ele se envolver forem honestos.

    Uma urna de Pólya ☀️ contém uma quantidade de bolas de diferentes cores.

    A cada iteração, uma bola é aleatoriamente retirada da urna e substituída por ☀️ várias outras da mesma cor.

    Para qualquer cor dada, a fração das bolas na urna com aquela cor é um martingale.

    Por ☀️ exemplo, se atualmente 95% da bolas são vermelhas, então, ainda que a próxima iteração mais provavelmente adicione bolas vermelhas e ☀️ não de outra cor, este viés está exatamente equilibrado pelo fato de que adicionar mais bolas vermelhas altera a fração ☀️ de forma muito menos significativa do que adicionar o mesmo número de bolas não vermelhas alteraria.

    Suponha que X n {\displaystyle ☀️ X_{n}} moeda honesta foi jogada n {\displaystyle n}

    moeda honesta foi jogada Considere Y n = X n 2 − n ☀️ {\displaystyle Y_{n}={X_{n}}^{2}-n} X n {\displaystyle X_{n}} { Y n : n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle ☀️ \{Y_{n}:n=1,2,3,...

    \}} raiz quadrada do número de vezes que a moeda for jogada.

    raiz quadrada do número de vezes que a moeda ☀️ for jogada.

    No caso de um martingale de Moivre, suponha que a moeda é desonesta, isto é, viesada, com probabilidade p ☀️ {\displaystyle p} q = 1 − p {\displaystyle q=1-p}

    X n + 1 = X n ± 1 {\displaystyle X_{n+1}=X_{n}\pm 1} ☀️ com + {\displaystyle +} − {\displaystyle -}

    Y n = ( q / p ) X n .

    {\displaystyle Y_{n}=(q/p)^{X_{n}}.}

    Então, { Y ☀️ n : n = 1 , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

    \}} { X n : n = 1 ☀️ , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...

    \}} E [ Y n + 1 ∣ X 1 , .

    .

    .

    , ☀️ X n ] = p ( q / p ) X n + 1 + q ( q / p ☀️ ) X n − 1 = p ( q / p ) ( q / p ) X n + ☀️ q ( p / q ) ( q / p ) X n = q ( q / p ) ☀️ X n + p ( q / p ) X n = ( q / p ) X n = ☀️ Y n .

    {\displaystyle {\begin{aligned}E[Y_{n+1}\mid X_{1},\dots ,X_{n}]&=p(q/p)^{X_{n}+1}+q(q/p)^{X_{n}-1}\\[6pt]&=p(q/p)(q/p)^{X_{n}}+q(p/q)(q/p)^{X_{n}}\\[6pt]&=q(q/p)^{X_{n}}+p(q/p)^{X_{n}}=(q/p)^{X_{n}}=Y_{n}.\end{aligned}}}

    No teste de razão de verossimilhança jogo ganhar dinheiro no pix estatística, uma variável aleatória X {\displaystyle X} f ☀️ {\displaystyle f} g {\displaystyle g} amostra aleatória X 1 , ...

    , X n {\displaystyle X_{1},...

    ,X_{n}} [ 13 ] Considere Y ☀️ n {\displaystyle Y_{n}}

    Y n = ∏ i = 1 n g ( X i ) f ( X i ) ☀️ {\displaystyle Y_{n}=\prod _{i=1}^{n}{\frac {g(X_{i})}{f(X_{i})}}}

    Se X {\displaystyle X} f {\displaystyle f} g {\displaystyle g} { Y n : n = 1 ☀️ , 2 , 3 , ...

    } {\displaystyle \{Y_{n}:n=1,2,3,...

    \}} { X n : n = 1 , 2 , 3 , ☀️ ...

    } {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...\}}

    Suponha que uma ameba se divide jogo ganhar dinheiro no pix duas amebas com probabilidade p {\displaystyle p} 1 − p {\displaystyle ☀️ 1-p} X n {\displaystyle X_{n}} n {\displaystyle n} X n = 0 {\displaystyle X_{n}=0} r {\displaystyle r} r {\displaystyle r} ☀️ p {\displaystyle p} [ 14 ] Então

    { r X n : n = 1 , 2 , 3 , .

    .

    .

    ☀️ } {\displaystyle \{\,r^{X_{n}}:n=1,2,3,\dots \,\}}

    é um martingale jogo ganhar dinheiro no pix relação a { X n : n = 1 , 2 , 3 ☀️ , ...

    } {\displaystyle \{X_{n}:n=1,2,3,...\}}

    Uma série martingale criada por software.

    Em uma comunidade ecológica (um grupo de espécies jogo ganhar dinheiro no pix um nível trófico ☀️ particular, competindo por recursos semelhantes jogo ganhar dinheiro no pix uma área local), o número de indivíduos de qualquer espécie particular de tamanho fixado ☀️ é uma função de tempo (discreto) e pode ser visto como uma sequência de variáveis aleatórias.

    Esta sequência é um martingale ☀️ sob a teoria neutra unificada de biodiversidade e biogeografia.

    Se { N t : t ≥ 0 } {\displaystyle \{N_{t}:t\geq 0\}} ☀️ processo de Poisson com intensidade λ {\displaystyle \lambda } { N t − λ t : t ≥ 0 } ☀️ {\displaystyle \{N_{t}-\lambda _{t}:t\geq 0\}}

    Submartingales, supermartingales e relação com funções harmônicas [ editar | editar código-fonte ]

    Há duas generalizações populares de ☀️ um martingale que também incluem casos jogo ganhar dinheiro no pix que a observação atual X n {\displaystyle X_{n}} não é necessariamente igual à ☀️ futura expectativa condicional E [ X n + 1 | X 1 , ...

    , X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...

    ,X_{n}]} , ☀️ mas, jogo ganhar dinheiro no pix vez disto, a um limite superior ou inferior à expectativa condicional.

    Estas definições refletem uma relação entre a teoria ☀️ do martingale e a teoria do potencial, que é o estudo das funções harmônicas.

    [15] Assim como um martingale de tempo ☀️ contínuo satisfaz a E [ X t | { X τ : τ ≤ s } − X s = ☀️ 0 ∀ s ≤ t {\displaystyle E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}-X_{s}=0\forall s\leq t} , uma função harmônica f {\displaystyle f} satisfaz ☀️ a equação diferencial parcial Δ f = 0 {\displaystyle \Delta f=0} , jogo ganhar dinheiro no pix que Δ {\displaystyle \Delta } é o ☀️ operador de Laplace.

    Dado um processo de movimento browniano W t {\displaystyle W_{t}} e uma função harmônica f {\displaystyle f} , ☀️ o processo resultante f ( W t ) {\displaystyle f(W_{t})} também é um martingale.

    Um submartingale de tempo discreto é uma ☀️ sequência X 1 , X 2 , X 3 , .

    .

    .

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},\ldots } integráveis que satisfaz a

    E [ X ☀️ n + 1 | X 1 , .

    .

    .

    , X n ] ≥ X n .

    {\displaystyle {}E[X_{n+1}|X_{1},\ldots ,X_{n}]\geq X_{n}.

    } Da ☀️ mesma forma, um submartingale de tempo contínuo satisfaz a E [ X t | { X τ : τ ≤ ☀️ s } ] ≥ X s ∀ s ≤ t .

    {\displaystyle {}E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}]\geq X_{s}\quad \forall s\leq t.

    } Em ☀️ teoria do potencial, uma função sub-harmônica f {\displaystyle f} Δ f ≥ 0 {\displaystyle \Delta f\geq 0} Grosso modo, o ☀️ prefixo "sub-" é consistente porque a atual observação X n {\displaystyle X_{n}} E [ X n + 1 | X ☀️ 1 , ...

    , X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...,X_{n}]}

    De forma análoga, um supermartingale de tempo discreto satisfaz a

    E [ X n ☀️ + 1 | X 1 , .

    .

    .

    , X n ] ≤ X n .

    {\displaystyle {}E[X_{n+1}|X_{1},\ldots ,X_{n}]\leq X_{n}.

    } Da mesma ☀️ forma, um supermartingale de tempo contínuo satisfaz a E [ X t | { X τ : τ ≤ s ☀️ } ] ≤ X s ∀ s ≤ t .

    {\displaystyle {}E[X_{t}|\{X_{\tau }:\tau \leq s\}]\leq X_{s}\quad \forall s\leq t.

    } Em teoria ☀️ do potencial, uma função super-harmônica f {\displaystyle f} Δ f ≤ 0 {\displaystyle \Delta f\leq 0} Grosso modo, o prefixo ☀️ "super-" é consistente porque a atual observação X n {\displaystyle X_{n}} E [ X n + 1 | X 1 ☀️ , ...

    , X n ] {\displaystyle E[X_{n+1}|X_{1},...,X_{n}]}

    Exemplos de submartingales e supermartingales [ editar | editar código-fonte ]

    Todo martingale é também ☀️ um submartingale e um supermartingale.

    Reciprocamente, todo processo estocástico que é tanto um submartingale, como um supermartingale, é um martingale.

    Considere novamente ☀️ um apostador que ganha $1 quando uma moeda der cara e perde $1 quando a moeda der coroa.

    Suponha agora que ☀️ a moeda possa estar viesada e que ela dê cara com probabilidade p {\displaystyle p} Se p {\displaystyle p} 1 ☀️ / 2 {\displaystyle 1/2} Se p {\displaystyle p} 1 / 2 {\displaystyle 1/2} Se p {\displaystyle p} 1 / 2 ☀️ {\displaystyle 1/2}

    Uma função convexa de um martingale é um submartingale pela desigualdade de Jensen.

    Por exemplo, o quadrado da riqueza de ☀️ um apostador jogo ganhar dinheiro no pix jogo de moeda honesta é um submartingale (o que também se segue do fato de que X ☀️ n 2 − n {\displaystyle {X_{n}}^{2}-n}

    Martingales e tempos de parada [ editar | editar código-fonte ]

    Um tempo de parada jogo ganhar dinheiro no pix ☀️ relação a uma sequência de variáveis aleatórias X 1 , X 2 , X 3 , ...

    {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...

    } é uma ☀️ variável aleatória τ {\displaystyle \tau } com a propriedade de que para cada t {\displaystyle t} , a ocorrência ou ☀️ a não ocorrência do evento τ = t {\displaystyle \tau =t} depende apenas dos valores de X 1 , X ☀️ 2 , X 3 , ...

    , X t {\displaystyle X_{1},X_{2},X_{3},...,X_{t}} .

    A intuição por trás da definição é que, a qualquer ☀️ tempo particular t {\displaystyle t} , pode-se observar a sequência até o momento e dizer se é hora de parar.

    Um ☀️ exemplo na vida real pode ser o tempo jogo ganhar dinheiro no pix que um apostador deixa a mesa de apostas, o que pode ☀️ ser uma função de suas vitórias anteriores (por exemplo, ele pode deixar a mesa apenas quando ele vai à falência), ☀️ mas ele não pode escolher entre ficar ou sair com base no resultando de jogos que ainda não ocorreram.[16]

    Em alguns ☀️ contextos, o conceito de tempo de parada é definido exigindo-se apenas que a ocorrência ou não ocorrência do evento τ ☀️ = t {\displaystyle \tau =t} seja probabilisticamente independente de X t + 1 , X t + 2 , ...

    {\displaystyle ☀️ X_{t+1},X_{t+2},...

    } , mas não que isto seja completamente determinado pelo histórico do processo até o tempo t {\displaystyle t} .

    Isto ☀️ é uma condição mais fraca do que aquela descrita no parágrafo acima, mas é forte o bastante para servir jogo ganhar dinheiro no pix ☀️ algumas das provas jogo ganhar dinheiro no pix que tempos de parada são usados.

    Uma das propriedades básicas de martingales é que, se ( X ☀️ t ) t > 0 {\displaystyle (X_{t})_{t>0}} for um (sub/super)martingale e τ {\displaystyle \tau } for um tempo de parada, ☀️ então, o processo parado correspondente ( X t τ ) t > 0 {\displaystyle (X_{t}^{\tau })_{t>0}} definido por X t ☀️ τ := X min { τ , t } {\displaystyle X_{t}^{\tau }:=X_{\min\{\tau ,t\}}} é também um (sub/super) martingale.

    O conceito de ☀️ um martingale parado leva a uma série de teoremas importantes, incluindo, por exemplo, o teorema da parada opcional, que afirma ☀️ que, sob certas condições, o valor esperado de um martingale jogo ganhar dinheiro no pix um tempo de parada é igual ao seu valor ☀️ inicial.

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