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Resumo do Notícias: Stormy Daniels testemunha no Julgamento deDonald Trump
Os apresentadores de late-night compartilharam momentos incômodos e revelações chocantes do 🌟 depoimento de Stormy Daniels no julgamento criminal de Donald Trump sobre o silêncio pago.
Jimmy Kimmel
A ex-estrela de filmes 🌟 adultos Stormy Daniels, a pessoa que supostamente Donald Trump pagou para manter o silêncio antes das eleições de 2024, deu 🌟 depoimento no julgamento criminal do ex-presidente f12 app 23 de março. Jimmy Kimmel bromeou dizendo que "só posso imaginar que o 🌟 nervosismo com gases estava no máximo".
Daniels testemunhou por três horas e 45 minutos, e as coisas "começaram de forma incômoda 🌟 depois que o fiscais juraram sobre uma revista rolada da Forbes", brincou Kimmel. "Quando ele levantou a mão direita, Trump 🌟 instinctivamente gritou 'Eu sou um menino ruim, mamãe!'"
Stephen Colbert
"Stormy Daniels subiu ao púlpito para fazer o que faz 🌟 de melhor e isso é dar uma sova f12 app Donald Trump", disse Stephen Colbert no The Late Show.
Assim como Kimmel, 🌟 Colbert também se opôs à decisão do juiz de que Daniels deveria omitir "qualquer descrição de genitália" do seu depoimento.
"Boo! 🌟 Queremos ouvir sobre seu itsy bitsy, teeny weenie, esses não são pontos de laser linguine", Colbert brincou.
Seth Meyers
Com 🌟 Daniels no púlpito e o hábito de Trump de dormir durante os julgamentos, "Trump acabou de dormir com ela outra 🌟 vez", brincou Seth Meyers sobre as audiências de terça-feira.
Daniels testemunhou que f12 app chamadas depois de se encontrarem f12 app 2006, Trump 🌟 a chamava de "honeybunch".
"Honeybunch? E vocês acham que Biden é velho?" disse Meyers. Em relação à revista Forbes rolada que, como se 🌟 reportou, teve a face de Trump nela – "Acho que é estranho que o hotel mesmo tivesse uma cópia de 🌟 Bankruptcy Aficionado", brincou Meyers.
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O Nintendo GameCube (comumente abreviado como GameCube) é um console de videogame doméstico lançado pela Nintendo no Japão e na 📈 América do Norte f12 app f12 app 2001 e Europa e Austrália f12 app f12 app 2002. Como parte da sexta geração de consoles, 📈 é o sucessor do Nintendo 64. Ele competiu com o PlayStation 2 da Sony, o Xbox da Microsoft e com 📈 o Dreamcast da Sega.
O GameCube é o primeiro console da Nintendo a usar discos ópticos como meio de armazenamento principal. 📈 Os discos são do formato miniDVD e o sistema não foi projetado para reproduzir DVDs ou CDs de áudio f12 app 📈 f12 app tamanho real, diferentemente de seus concorrentes, sendo focado f12 app f12 app jogos. Existe também um DVD player que foi criado 📈 pela Panasonic chamado Panasonic Q, fruto da parceria entre a Nintendo e a Panasonic, já que a Panasonic criava os 📈 discos óticos do Gamecube e ganhou o direito de criar um reprodutor de CD/DVD compatível com o Gamecube (situação similar 📈 ao que houve anos antes com a Sharp, ao produzir o Twin Famicom e a TV Super Famicom Naizou TV 📈 SF1). O console suporta jogatina on-line limitada para um pequeno número de jogos por meio de um adaptador de banda 📈 larga ou modem e pode se conectar a um Game Boy Advance com um cabo de ligação, que permite aos 📈 jogadores acessar recursos exclusivos do jogo usando o console portátil como segunda tela e controle.
O GameCube usa cabos de
📈 composto para exibir jogos na televisão; no entanto, existem diferenças nos modelos de GameCube. Os modelos produzidos antes de maio 📈 de 2004 também têm a capacidade de usar cabos áudio e
componente, varredura progressiva e uma segunda porta serial. 📈 A placa de identificação na parte superior do console com as palavras "Nintendo GameCube" pode ser removida. Este modelo é 📈 conhecido como DOL-001. Os recursos mencionados anteriormente foram removidos nos consoles GameCube produzidos entre 2004 e 2007; o modelo posterior 📈 era conhecido como DOL-101. O modelo mais recente atualizou o firmware que desativa as fraudes e códigos de fraude do 📈 Action Replay (uma versão mais recente foi desenvolvida para contornar isso) e o laser de leitura de disco foi aprimorado 📈 de várias maneiras, embora não seja tão durável. O modelo DOL-101 veio com um adaptador de energia de 48 watts 📈 para alimentar o console, enquanto o original é de 46 watts.[3]
A recepção do GameCube na época era geralmente positiva. O 📈 console foi elogiado por seu controle, extensa biblioteca de software e jogos de alta qualidade, mas foi criticado por seu 📈 design e falta de recursos. A Nintendo vendeu 21,74 milhões de unidades GameCube f12 app f12 app todo o mundo antes de 📈 o console ser descontinuado f12 app f12 app 2007. Seu sucessor, o Wii, da sétima geração de consoles, (o primeiro modelo era 📈 totalmente compatível com os jogos e acessórios de GameCube) foi lançado f12 app f12 app novembro de 2006.
Em 1997, foi fundada uma 📈 empresa de design de hardware gráfico chamada ArtX, composta por vinte engenheiros que haviam trabalhado anteriormente na empresa Silicon Graphics 📈 no design do hardware gráfico do Nintendo 64. A equipe foi liderada pelo Dr. Wei Yen, que havia sido o 📈 chefe de operações da Nintendo na SGI, o departamento responsável pelo projeto arquitetônico fundamental do Nintendo 64.[4][5]
Em parceria com a 📈 Nintendo f12 app f12 app 1998, a ArtX começou à projetar o sistema lógico e o processador gráfico (de codinome "Flipper")[6] do 📈 console de videogame de sexta geração da Nintendo, supostamente com o antigo nome de código interno "N2000".[7] Na coletiva de 📈 imprensa da Nintendo f12 app f12 app maio de 1999, o console foi anunciado publicamente pela primeira vez como "Project Dolphin", o 📈 sucessor do Nintendo 64.[5][8] Posteriormente, a Nintendo começou à fornecer kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos como Rare e 📈 Retro Studios.[9] A Nintendo também formou uma parceria estratégica com a IBM, que criou a CPU do novo console, chamada 📈 "Gekko".[9]
A ArtX foi adquirida pela ATI f12 app f12 app abril de 2000, quando o design do processador gráfico Flipper já havia 📈 sido concluído f12 app f12 app maior parte pela ArtX e não foi abertamente influenciado pela ATI.[4][6] No total, Greg Buchner, co-fundador 📈 da equipe da ArtX, lembrou que f12 app parte da linha do tempo do design de hardware do console havia surgido 📈 desde o início de 1998 até a conclusão f12 app f12 app 2000.[4] Sobre a aquisição da ArtX pela ATI, um porta-voz 📈 da ATI disse: "A ATI agora se torna um dos principais fornecedores do mercado de consoles de videogames via Nintendo. 📈 A plataforma Dolphin tem a reputação de ser o rei da colina f12 app f12 app termos de desempenho gráfico e de 📈
com arquitetura de 128 bits."[10]
O console foi anunciado como GameCube f12 app f12 app uma conferência de imprensa no Japão f12 app 📈 f12 app 25 de agosto de 2000,[11] abreviado como "NGC" no Japão[12] e "GCN" na América do Norte.[13] A Nintendo apresentou 📈 f12 app linha de softwares para o console de sexta geração na edição de 2001 na E3, concentrando-se f12 app f12 app quinze 📈 jogos de lançamento, incluindo Luigi's Mansion e Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader.[14] Vários jogos originalmente programados para serem 📈 lançados com o console foram adiados.[15] É também o primeiro console da Nintendo desde o Famicom à não acompanhar um 📈 jogo da franquia Super Mario no lançamento.[16]
Muito antes do lançamento do console, a Nintendo havia desenvolvido e patenteado um protótipo 📈 inicial de controle de movimento para o GameCube, com o qual a desenvolvedora Factor 5 havia experimentado seus jogos de 📈 lançamento.[17][9] Uma entrevista citou Greg Thomas, vice-presidente de desenvolvimento da Sega of America, dizendo: "O que me preocupa são os 📈 controles sensoriais do Dolphin [que costumam incluir microfones e fones de ouvido] porque há um exemplo de alguém pensando f12 app 📈 f12 app algo diferente". Esses conceitos de controle de movimento não seriam implantados por vários anos, até o Wii Remote.[18]
Antes do 📈 lançamento do GameCube, a Nintendo concentrou recursos no lançamento do Game Boy Advance, um console portátil e sucessor do Game 📈 Boy original e do Game Boy Color. Como resultado, vários jogos originalmente destinados ao console Nintendo 64 foram adiados para 📈 se tornarem lançamentos antecipados no GameCube. Mario Party 3 para o Nintendo 64 foi lançado f12 app f12 app maio nos Estados 📈 Unidos, um mês antes do lançamento do Game Boy Advance e seis meses antes do GameCube, enfatizando a mudança de 📈 recursos da empresa. Simultaneamente, a Nintendo estava desenvolvendo um software para o GameCube que forneceria conectividade futura entre ele e 📈 o Game Boy Advance. Certos jogos, como The Legend of Zelda: Four Swords Adventures e Final Fantasy Crystal Chronicles, podem 📈 usar o console portátil como uma segunda tela e um controle quando conectado ao console por meio de um cabo 📈 de ligação.[19][20]
A Nintendo iniciou f12 app campanha de marketing com o slogan "The Nintendo Difference" na E3 2001.[21] O objetivo era 📈 se diferenciar da concorrência como uma empresa de entretenimento.[22] Anúncios posteriores tinham o slogan "Born to Play", e os anúncios 📈 de jogos apresentavam uma animação de cubo rotativo que se transformava f12 app f12 app um logotipo do GameCube e terminavam com 📈 uma voz sussurrando "GameCube".[23][24] Em f12 app 21 de maio de 2001, o preço de lançamento do console de US$ 199 📈 foi anunciado, US$ 100 mais barato que o do PlayStation 2 e Xbox.[25]
O GameCube foi lançado no Japão f12 app f12 app 📈 14 de setembro de 2001.[26] Aproximadamente 500 mil unidades foram enviadas à tempo aos varejistas.[27] O console estava programado para 📈 ser lançado dois meses depois na América do Norte f12 app f12 app 5 de novembro de 2001, mas a data foi 📈 adiada, f12 app f12 app um esforço para aumentar o número de unidades disponíveis.[28] O console acabou sendo lançado na América do 📈 Norte f12 app f12 app 18 de novembro de 2001, com mais de 700 mil unidades enviadas para a região. Outras regiões 📈 seguiram o exemplo no ano seguinte, começando com a Europa no segundo trimestre de 2002.[29]
Em 22 de abril de 2002, 📈 a desenvolvedora third-party, Factor 5, anunciou seu kit de desenvolvimento de software de áudio 3D chamado MusyX. Em f12 app colaboração 📈 com a Dolby Laboratories, o MusyX fornece som surround baseado f12 app f12 app movimento codificado como Dolby Pro Logic II.
Em fevereiro 📈 de 2007, a Nintendo anunciou que havia cessado o suporte inicial ao GameCube e que o console havia sido descontinuado.[30]
Howard 📈 Cheng, diretor técnico de desenvolvimento de tecnologia da Nintendo, disse que o objetivo da empresa era selecionar uma "arquitetura RISC 📈 simples" para ajudar a acelerar o desenvolvimento de jogos, dando facilidade aos desenvolvedores de software. A IGN informou que o 📈 sistema foi "projetado desde o início para atrair third-parties, oferecendo mais energia a um preço mais baixo. O documento de 📈 design da Nintendo para o console especifica que o custo é de extrema importância, seguido pelo espaço".[31] O vice-presidente da 📈 ArtX, Greg Buchner, parceiro de hardware, afirmou que seu pensamento orientador sobre o design de hardware do console era visar 📈 os desenvolvedores, e não os jogadores, e "olhar para uma bola de cristal" e discernir "o que permitirá aos Miyamoto-sans 📈 do mundo desenvolver os melhores jogos".[32]
Iniciando o design do GameCube f12 app f12 app 1998, a Nintendo fez uma parceria com a 📈 ArtX (posteriormente adquirida pela ATI Technologies) para o sistema lógico e a GPU,[33] e com a IBM para a CPU. 📈 A IBM projetou um processador baseado f12 app f12 app PowerPC com extensões arquiteturais personalizadas para o console de próxima geração, conhecido 📈 como "Gekko", que roda à 485 MHz e possui uma unidade de ponto flutuante (FPU) de 1,9 GFLOPS. Descrito como 📈 "uma extensão da arquitetura Power PC da IBM", o processador foi projetado na tecnologia CMOS de 0,18 μm da IBM, 📈 que possui interconexões de cobre.[34] A GPU, de codinome "Flipper" roda à 162 MHz e, além de gráficos, gerencia outras 📈 tarefas através de seus processadores de áudio e de entrada/saída (E/S).[35][36][37][38]
O GameCube introduziu um formato de disco óptico proprietário baseado 📈 no formato MiniDVD como meio de armazenamento para o console, com capacidade de armazenar até 1.5 GB de dados.[39] Essa 📈 tecnologia foi projetada pela Matsushita Electric Industrial (atual Panasonic Corporation), que utiliza um esquema proprietário de proteção contra cópias - 📈 diferente do Content Scramble System (CSS) encontrado nos DVDs padrão - para impedir reprodução não autorizada. O Famicom Data Recorder, 📈 o Famicom Disk System, o SNES-CD e o 64DD haviam explorado várias tecnologias de armazenamento complementares, mas o GameCube foi 📈 o primeiro console da Nintendo à se afastar completamente de mídias baseadas f12 app f12 app cartucho.[40] Os mini-discos de 1,5 GB 📈 do GameCube têm espaço suficiente para a maioria dos softwares, embora alguns jogos exijam um disco extra, maior compactação de 📈
ou remoção do conteúdo presente nas versões de outros consoles. Em f12 app comparação, o PlayStation 2 e o Xbox, 📈 também consoles de sexta geração, usam CDs e DVDs com tamanhos de até 8.5 GB.[41]
Assim como seu antecessor, o Nintendo 📈 64, diferentes versões e modelos do GameCube foram produzidos f12 app f12 app várias cores diferentes. O sistema foi lançado f12 app f12 app 📈 "Indigo", a cor primária mostrada nas propagandas e no logotipo, e f12 app f12 app "Jet Black".[42] Um ano depois, a Nintendo 📈 lançou um GameCube de edição limitada denominada "Platinum", que usa um esquema de cores prateado para o console e o 📈 controle.[43] Uma versão de cor laranja do console chamada "Spice" acabou sendo lançada apenas no Japão, embora o esquema de 📈 cores possa ser encontrado nos controles lançados f12 app f12 app outros países.[44]
A Nintendo desenvolveu uma tecnologia 3D estereoscópica para o GameCube, 📈 e Luigi's Mansion, um dos jogos de lançamento, suporta. No entanto, o recurso nunca foi ativado fora do desenvolvimento. As 📈 TVs 3D não eram comuns na época, e considerou-se que telas e cristais compatíveis para os acessórios adicionais seriam muito 📈 caros para o consumidor.[45][46][47] Outro recurso não oficial são dois Easter eggs de áudio que podem ser usados quando o 📈 console está ligado. Quando o console é ligado com o botão "Z" do controle que está conectado no primeiro slot 📈 para controles do console sendo pressionado, um som de inicialização mais extravagante é ouvido no lugar do padrão. Com quatro 📈 controles conectados, pressionando o botão "Z" f12 app f12 app todos os quatro controles simultaneamente, produz-se uma música "semelhante a um ninja" 📈 na inicialização.[48]
Cartão de memória do GameCube.
O GameCube possui dois slots de Memory Cards para salvar os dados dos jogos. A 📈 Nintendo lançou três opções oficiais de cartão de memória: uma versão de cor cinza com 59 blocos (512 KB), uma 📈 com 251 blocos de cor preta (2 MB) e uma versão de cor branca com 1 019 blocos (8 MB). 📈 Geralmente, eles são anunciados f12 app f12 app megabits: 4 Mb, 16 Mb e 64 Mb, respectivamente. Alguns jogos têm problemas de 📈 compatibilidade com o cartão de memória de 1 019 blocos e pelo menos dois jogos têm problemas de economia com 📈 qualquer tamanho.[49] Cartões de memória com maiores capacidades de armazenamento foram lançados por fabricantes terceirizados.[50]
Controle Indigo do GameCube
A Nintendo aprendeu 📈 com suas experiências - positivas e negativas - com o design do controle do Nintendo 64 e acompanhou o design 📈 de "guidão" de dois analógicos para o GameCube. O design ja havia sido foi popularizada pelo controle do PlayStation da 📈 Sony, lançado f12 app f12 app 1994 e f12 app série de controles DualShock lançada f12 app f12 app 1997. Além dos motores vibratórios, a 📈 série DualShock era conhecida por ter duas alavancas analógicas para melhorar a experiência 3D nos jogos. A Nintendo e a 📈 Microsoft projetaram recursos semelhantes nos controles de seus consoles de sexta geração, mas f12 app f12 app vez de manter as alavancas 📈 analógicas paralelas entre si, elas escolheram escaloná-los trocando as posições do direcional (d-pad) e do analógico esquerdo. O controle do 📈 GameCube possui um total de oito botões, duas alavancas analógicas, um d-pad e um motor de vibração interno. A alavanca 📈 analógica principal está à esquerda, com o d-pad localizado abaixo e mais perto do centro. À direita, há quatro botões: 📈 um grande botão verde "A" no centro, um botão menor e de cor vermelha "B" à esquerda, um botão "X" 📈 à direita e um botão "Y" na parte superior. Abaixo e por dentro, há uma alavanca analógica amarela "C", que 📈 geralmente serve uma variedade de funções no jogo, como controlar o ângulo da câmera. O botão Start/Pause está localizado no 📈 meio e o motor de vibração está dentro do centro do controle.[51][52][53]
Na parte de cima do controle, há dois gatilhos 📈 "sensíveis à pressão" marcados com "L" e "R". Cada um fornece essencialmente duas funções: uma analógica e outra digital. Quando 📈 o gatilho é pressionado, ele emite um sinal analógico que aumenta quanto mais ele é pressionado. Uma vez totalmente pressionado, 📈 o gatilho "clica" registrando um sinal digital que pode ser usado para uma função separada dentro de um jogo. Há 📈 também um botão digital roxo no lado direito marcado com "Z".[54]
O tamanho e o posicionamento proeminente do botão A do 📈 controle é exclusivo do GameCube. Tendo sido o principal botão de ação f12 app f12 app designs anteriores de controles da Nintendo, 📈 foi dado ao botão A um tamanho maior e um posicionamento mais centralizado para o controle do GameCube. A alavanca 📈 analógica emborrachada, f12 app f12 app combinação com a orientação geral do botão do controle, tinha como objetivo reduzir a incidência de 📈 lesões por esforço repetitivo ou dor f12 app f12 app qualquer parte das mãos, pulsos, antebraços e ombros como resultado de brincadeiras 📈 à longo prazo.[55][56]
Em 2002, a Nintendo lançou o WaveBird Wireless Controller, o primeiro controle de videogame sem fio desenvolvido por 📈 uma fabricante de consoles. O controle sem fio baseado f12 app f12 app radiofrequência tem design semelhante ao controle padrão. Ele se 📈 comunica com o GameCube por meio de um receptor sem fio conectado a um dos slots para controle do console. 📈 Alimentado por duas pilhas AA, que ficam encaixadas f12 app f12 app um compartimento na parte inferior do controle, o WaveBird não 📈 possui a funcionalidade de vibração do controle padrão. Além das entradas padrão, o WaveBird possui um dial de seleção de 📈 canal - também encontrado no receptor - e um botão liga/desliga. Um LED laranja na face do controle indica quando 📈 está ligado. O controle está disponível f12 app f12 app esquemas de cores cinza claro e platina.[57]
GameCube com o controle sem fio 📈 WaveBird e o adaptador Game Boy Player.
O GameCube não suporta jogos de outros consoles domésticos da Nintendo, mas com o 📈 acessório Game Boy Player, ele pode rodar jogos de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance.[58] O sucessor 📈 do GameCube, o Wii, tem retrocompatibilidade com os controles, cartões de memória e jogos do GameCube. No entanto, revisões posteriores 📈 do Wii - incluindo a "Family Edition" lançada f12 app f12 app 2011 e o Wii Mini lançado f12 app f12 app 2012 - 📈 deixaram de ser compatíveis com todo o hardware do GameCube.[59][60]
Panasonic Q com um controle incluso
Uma versão híbrida do GameCube com 📈 um DVD player comercial, chamada Q, foi desenvolvida pela Panasonic como parte do acordo firmado com a Nintendo para desenvolver 📈 a unidade óptica do hardware original do GameCube. Apresentando um design completamente revisado, o Q supera a limitação de tamanho 📈 do leitor de MiniDVD do GameCube original, adicionando uma bandeja de DVD, entre outras revisões de hardware.[61] Lançado exclusivamente no 📈 Japão f12 app f12 app dezembro de 2001, as baixas vendas resultaram na descontinuação do Q f12 app f12 app dezembro de 2003.[62]
Em f12 app 📈 vida útil de 2001 à 2007, o GameCube teve mais de 600 jogos lançados.[63][64] A Nintendo é tradicionalmente reconhecida por 📈 lançar jogos inovadores, principalmente das franquias Super Mario e The Legend of Zelda. Essas séries continuaram no GameCube e aumentaram 📈 a popularidade do console. Como editora, a Nintendo também se concentrou f12 app f12 app criar novas franquias, como Pikmin e Animal 📈 Crossing, e f12 app f12 app renovar algumas que passaram f12 app f12 app branco no Nintendo 64, principalmente a série Metroid, com o 📈 lançamento de Metroid Prime. O console também teve sucesso com o aclamado pela crítica The Legend of Zelda: The Wind 📈 Waker e Super Mario Sunshine, e seu jogo mais vendido, Super Smash Bros. Melee, que vendeu 7 milhões de cópias 📈 f12 app f12 app todo o mundo. Embora comprometida com f12 app biblioteca de softwares, no entanto, a Nintendo ainda foi criticada por 📈 não apresentar jogos suficientes durante a janela de lançamento do console - um sentimento agravado pelo lançamento de Luigi's Mansion 📈 f12 app f12 app vez de um jogo f12 app f12 app 3D da série Mario.
No início da história da Nintendo, a empresa alcançou 📈 um sucesso considerável com o suporte de desenvolvedoras third-party no Nintendo Entertainment System e Super NES. A concorrência do Sega 📈 Genesis e do PlayStation da Sony nos anos 90 mudou o cenário do mercado e reduziu a capacidade da Nintendo 📈 de obter suporte exclusivo e de terceiros no Nintendo 64. A mídia baseada f12 app f12 app cartucho do console também aumentava 📈 o custo de desenvolvimento de software, f12 app f12 app contrapartida aos discos ópticos mais baratos e de maior capacidade usados pelo 📈 PlayStation.[65]
Com o GameCube, a Nintendo pretendia reverter essa tendência, conforme evidenciado pelo número de jogos de terceiros disponíveis no lançamento. 📈 O novo formato de disco óptico introduzido com o GameCube aumentou significativamente a capacidade de armazenamento e reduziu os custos 📈 de produção. A estratégia funcionou. Exclusivos de alto nível, como Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader da Factor 5, 📈 Resident Evil 4 da Capcom e Metal Gear Solid: The Twin Snakes da Konami tiveram muito sucesso. A Sega, focada 📈 no desenvolvimento de jogos para outras plataformas depois do fim de seu console Dreamcast, ofereceu um grande suporte ao GameCube, 📈 trazendo jogos como Crazy Taxi e Sonic Adventure 2. A empresa também iniciou novas franquias no GameCube, incluindo Super Monkey 📈 Ball. Várias third-parties foram contratadas para trabalhar f12 app f12 app novos jogos para franquias existentes da Nintendo, incluindo Star Fox Assault 📈 e Donkey Konga da Namco e Wario World da Treasure.
Alguns desenvolvedoras terceirizadas, como Ubisoft,[66] THQ,[67] Disney Interactive Studios,[68] Humongous Entertainment 📈 e EA Sports,[69] continuaram à lançar jogos para o GameCube até 2007.
Oito jogos do GameCube suportam conectividade online, cinco com 📈 suporte à Internet e três com suporte à rede de área local (LAN).[70][71] Os únicos jogos com capacidade para Internet 📈 lançados f12 app f12 app territórios ocidentais são três RPGs da série Phantasy Star da Sega: Phantasy Star Online Episode I & 📈 II, Phantasy Star Online Episode I & II Plus e Phantasy Star Online Episode III: C.A.R.D. Revolution.[70] Os servidores oficiais 📈 foram desativados f12 app f12 app 2007, mas os jogadores ainda podem se conectar a servidores privados mantidos por fãs.[72] O Japão 📈 recebeu dois jogos adicionais com recursos de Internet, um RPG cooperativo, Homeland e um jogo de beisebol com conteúdo para 📈 download, Jikkyō Powerful Pro Yakyū 10.[70][71] Por fim, três jogos de corrida têm modos multiplayer de LAN: 1080° Avalanche, Kirby 📈 Air Ride e Mario Kart: Double Dash. Esses três jogos podem ser forçados pela Internet com software de PC de 📈 terceiros capaz de encapsular o tráfego de rede do GameCube.[73][74]
Para jogar online, os jogadores devem instalar um adaptador de banda 📈 larga ou modem oficial f12 app f12 app seu sistema, pois o GameCube não possui recursos de rede prontos para uso. A 📈 Nintendo nunca encomendou nenhum servidor ou serviço de Internet para fazer interface no console, mas permitiu que outros editores o 📈 fizessem e os tornou responsáveis pelo gerenciamento das experiências online de seus jogos.[75]
O GameCube recebeu críticas geralmente positivas após o 📈 seu lançamento. A revista PC Magazine elogiou o design geral do hardware e a qualidade dos jogos disponíveis no lançamento.[76] 📈 A CNET deu uma classificação média de revisão, observando que, embora o console não tenha alguns recursos oferecidos por seus 📈 concorrentes, é relativamente barato, tem um controle com ótimo design e com uma linha decente de jogos. Em f12 app análises 📈 posteriores, críticas montadas contra o console geralmente se concentram f12 app f12 app seu design, descrevendo-o como "brinquedo".[77][78] No meio de baixos 📈 números de vendas e do dano financeiro associado à Nintendo, um artigo da revista Time chamou o GameCube de "desastre 📈 não mitigado".
Retrospectivamente, a Joystiq comparou a janela de lançamento do GameCube com o seu sucessor, o Wii, observando que a 📈 "falta de jogos" do GameCube resultou f12 app f12 app um lançamento inferior, e a lista limitada de jogos online do console 📈 prejudicou f12 app participação no mercado à longo prazo.[79] A Time International concluiu que o sistema apresentava baixos números de vendas, 📈 porque faltavam "inovações técnicas".
No Japão, entre 280 mil e 300 mil consoles GameCube foram vendidos durante os primeiros três dias 📈 de venda, de uma remessa inicial de 450 mil unidades.[80] Durante o fim de semana de lançamento, a Nintendo arrecadou 📈 US$ 100 milhões f12 app f12 app produtos relacionados ao GameCube na América do Norte.[81] O console foi vendido f12 app f12 app várias 📈 lojas, vendendo mais rapidamente do que os dois concorrentes, o Xbox e o PlayStation 2, haviam inicialmente vendido.[82] O jogo 📈 mais popular no lançamento do console foi Luigi's Mansion, que, de acordo com a Nintendo, vendeu mais no lançamento do 📈 que Super Mario 64.[83] Outros jogos populares incluem Star Wars Rogue Squadron II: Rogue Leader e Wave Race: Blue Storm.[81] 📈 No início de dezembro de 2001, o sistema havia vendido 600 mil unidades nos EUA.[84]
A Nintendo vendeu aproximadamente 22 milhões 📈 de consoles GameCube f12 app f12 app todo o mundo durante f12 app vida útil,[85][86] ficando um pouco atrás dos 24 milhões do 📈 Xbox,[87] e muito atrás dos 155 milhões do PlayStation 2.[88] O antecessor do GameCube, o Nintendo 64, superou-o também, vendendo 📈 quase 33 milhões de unidades.[89] O console conseguiu vender mais do que o Dreamcast, console da Sega que teve um 📈 curto ciclo de vida, que rendeu 9,13 milhões de vendas de unidades. Em f12 app setembro de 2009, a IGN classificou 📈 o GameCube f12 app f12 app 16º lugar na lista dos melhores consoles de videogames de todos os tempos, colocando-o atrás dos 📈 três concorrentes de sexta geração: o PlayStation 2 (3°), o Dreamcast (8°) e o Xbox (11°).[77] Em f12 app 31 de 📈 março de 2003, o GameCube havia vendido 9,55 milhões de unidades f12 app f12 app todo o mundo, ficando abaixo do objetivo 📈 inicial da Nintendo de 10 milhões de consoles.[90]
Muitos dos jogos produzidos pela Nintendo, como Super Smash Bros. Melee e Mario 📈 Kart: Double Dash, tiveram vendas altas, embora isso normalmente não beneficiasse desenvolvedores de terceiros nem direcionasse diretamente as vendas de 📈 seus jogos. Muitos jogos multiplataforma - como franquias de esportes lançadas pela Electronic Arts - foram vendidos f12 app f12 app números 📈 bem abaixo dos do PlayStation 2 e Xbox, levando alguns desenvolvedores a reduzir ou interromper completamente o suporte ao GameCube. 📈 Exceções incluem Sonic Adventure 2 e Super Monkey Ball da Sega, que supostamente renderam mais vendas no GameCube do que 📈 a maioria dos jogos da empresa no PlayStation 2 e Xbox.[91] Depois de vários anos perdendo dinheiro com o desenvolvimento 📈 de jogos para o console da Nintendo, a Eidos Interactive anunciou f12 app f12 app setembro de 2003 que encerraria o suporte 📈 ao GameCube, cancelando vários jogos que estavam f12 app f12 app desenvolvimento.[92] Mais tarde, no entanto, a Eidos retomou o desenvolvimento de 📈 jogos para o GameCube, lançando sucessos como Lego Star Wars: The Video Game e Tomb Raider: Legend. Além disso, vários 📈 jogos de terceiros originalmente destinados a serem exclusivos do GameCube - f12 app f12 app especial Resident Evil 4 - foram portados 📈 para outros sistemas, na tentativa de maximizar os lucros após as vendas fracas das versões originais de GameCube.
Em março de 📈 2003, a agora extinta varejista britânica Dixons removeu todos os consoles GameCube, acessórios e jogos de suas lojas.[93] Nesse mesmo 📈 mês, outra varejista do Reino Unido, a Argos, reduziu o preço do GameCube f12 app f12 app suas lojas para 78,99 libras, 📈 que eram mais de 50 libras mais baratas que o preço registrado da Nintendo para o console na época.
Com as 📈 vendas caindo e milhões de consoles não vendidos f12 app f12 app estoque, a Nintendo interrompeu a fabricação do GameCube nos primeiros 📈 nove meses de 2003 para reduzir as unidades excedentes.[94] As vendas recuperaram um pouco depois de uma queda de preço 📈 para US$ 99,99 f12 app f12 app 24 de setembro de 2003[95] e do lançamento do pacote The Legend of Zelda: Collector's 📈 Edition. Um disco de demonstração, o GameCube Preview Disc, também foi lançado f12 app f12 app pacote f12 app f12 app 2003.[96] A partir 📈 desse período, as vendas do GameCube continuaram estáveis, principalmente no Japão, mas o GameCube permaneceu f12 app f12 app terceiro lugar nas 📈 vendas mundiais durante a sexta geração, devido ao desempenho mais fraco das vendas f12 app f12 app outros lugares.[97]
Satoru Iwata disse aos 📈 investidores que o GameCube venderia 50 milhões de unidades f12 app f12 app todo o mundo até março de 2005, mas até 📈 o final de 2006, ele havia vendido apenas 21,7 milhões, vendendo menos da metade do que a Nintendo previa.[91]
Fatia de 📈 mercado [ editar | editar código-fonte ]
Com o GameCube a Nintendo não conseguiu recuperar a participação de mercado perdida por 📈 seu antecessor, o Nintendo 64. Durante toda a vida útil do console, as vendas de hardware do GameCube permaneceram muito 📈 atrás do seu concorrente direto, o PlayStation 2, e um pouco atrás do Xbox. O apelo "voltado para a família" 📈 do console e a falta de apoio de algumas desenvolvedoras terceirizadas distorceram o GameCube f12 app f12 app direção a um mercado 📈 mais jovem, que era uma fatia minoritária do mercado de jogos durante a sexta geração. Muitos jogos de terceiros populares 📈 entre adolescentes ou adultos, como a série de sucesso Grand Theft Auto e vários jogos de tiro f12 app f12 app primeira 📈 pessoa, passaram f12 app f12 app branco no GameCube f12 app f12 app favor do PlayStation 2 e Xbox.
Em junho de 2003 o GameCube 📈 possuía 13% do mercado, vinculando-se ao Xbox f12 app f12 app vendas, mas muito abaixo dos 60% do PlayStation 2.
Muitos jogos que 📈 estrearam no GameCube, como Pikmin, Chibi-Robo!, Metroid Prime e Luigi's Mansion, tornaram-se franquias ou sub-séries populares da Nintendo.[98]
Os controles de 📈 GameCube têm suporte limitado no Wii U e no Nintendo Switch, para jogar Super Smash Bros. for Wii U e 📈 Super Smash Bros. Ultimate, respectivamente, através de um adaptador USB.[99][100]
Notas
↑ «Dos hardcores aos casuais». MSN jogos. 6 de novembro de 📈 2010 . Lançado f12 app f12 app novembro de 2005, o Xbox 360 deu o pontapé inicial na sétima geração de consoles. 📈 e «A História dos Vídeo Games #24: Sega Dreamcast, um console a frente do seu tempo». Nintendo Blast. 24 de 📈 maio de 2011 . Querendo ou não, com o Dreamcast a SEGA deflarou o início da 6ª geração de
📈 games. , além do fato do Dreamcast ter sido lançado f12 app f12 app 1998, deduz-se que qualquer console lançado entre 1998 📈 e 2005 necessariamente pertence à sexta geração. Considerando as referências a seguir, além do fato do Dreamcast ter sido lançado 📈 f12 app f12 app 1998, deduz-se que qualquer console lançado entre 1998 e 2005 necessariamente pertence à sexta geração.
Referências
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