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    Diplomatas pretendem reiniciar as negociações para um cessar-fogo entre Israel e Hamas pixbete algum momento da próxima semana, de acordo ♣ com três autoridades informadas sobre o processo? reacendendo esperanças do fim dos combatem na Faixa.

    Segundo os funcionários, discussões preliminares foram ♣ realizadas neste fim de semana pixbete Paris entre David Barnea diretor da agência israelense inteligência estrangeira Mossad; William J. ♣ Burns e o primeiro-ministro do Catar Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani um dos principais mediadores Israelitas com Hamas Os ♣ oficiais falaram sob condição para anonimato por causa das sensibilidade deste assunto...

    Durante meses, Qatar e Egito têm tentado persuadir Israel ♣ a aceitar uma trégua que poderia ajudar o fim da guerra de sete anos.

    Mas as negociações anteriores têm repetidamente quebrado ♣ para baixo sobre a duração e natureza da trégua: Hamas quer um cessar-fogo permanente, permitindo que ele permaneça no comando ♣ de Gaza. Israel deseja ser capaz pixbete continuar lutando após uma pausa - assim pode arrancar o Hamás do poder ♣ O outro ponto principal na última rodada centradas nas diferentes fases das operações trifásica

    Pontos de apoio anteriores incluíram até que ♣ ponto as tropas israelenses devem se retirar da Faixa durante qualquer trégua, e a possibilidade dos habitantes do território permitirem ♣ aos moradores mover-se livremente entre o norte ou sul.

    Os lados também discordaram sobre o número de reféns que devem ser ♣ libertados pelo Hamas, bem como do numero dos prisioneiros palestinos a serem liberado pixbete troca por Israel. Na última rodada ♣ os negociadores falaram da possibilidade para libertar 33 refém no grupo terrorista: principalmente mulheres e idosos; mais 120 permanecem na ♣ Faixade Gaza – cerca dum quarto deles estão mortos segundo as últimas avaliações israelenses /p>

    Durante as negociações, autoridades egípcias e ♣ do Catar lidaram diretamente com os enviados da Hamas que não se encontram pessoalmente pixbete Israel ou nos Estados Unidos. ♣ O Egito assumiu a liderança na última rodada de negociação realizada no Cairo embora também houvesse funcionários cataris presentes ”.

    Diplomatas ♣ dizem que as negociações de reféns precisam ser concluídas para avançar pixbete outras iniciativas diplomáticas relacionadas. Esses esforços incluem um ♣ debate regional sobre quem deve governar uma Gaza do pós-guerra; conversas a respeito da normalização entre Israel e Arábia Saudita, ♣ além das discussões por cessar fogo com o Hezbollah – milícia libanesa contra os militares israelenses ao longo dos limites ♣ israelo - libaneses na fronteira Líbano/Israel

    Rawan Sheikh Ahmad contribuiu com reportagens de Haifa, Israel e Julian E. Barnes contribuíram a ♣ partir da Washington ”.

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    Esporte-espetáculo e capitalismo: uma reflexão sobre as contribuições do fenômeno esportivo para a manutenção do metabolismo do capital *Graduando pixbete 👍 Licenciatura pixbete Educação Física (FAFIPA) Acadêmico bolsista do USF/SETI-PR,PIC-FAFIPA **Mestre pixbete História da Educação pela Universidade Estadual de Maringá Professor 👍 da Universidade Federal de Mato Grosso – Iuniaraguaia (Brasil) Diego Petyk de Sousa* diegopetykuol.com.

    br Thiago Pelegrini** thiago.ufmtuol.com.

    br Resumo O esporte 👍 moderno tornou-se um fenômeno cultural de enormes proporções, com grande espaço na mídia, gerador de lucros estrondosos e um dos 👍 principais produtos culturais do capitalismo.

    O uso dos eventos esportivos, pelos responsáveis pelo grande capital historicamente, mostra-se sobre duas formas: a 👍 primeira caracteriza-se pela busca da rentabilidade financeira e a segunda pela busca pixbete ofuscar o senso crítico da população, legitimando 👍 a pixbete dominação.

    Assim, esse trabalho centra-se na investigação da contribuição das práticas esportivas para atenuação de manifestações de resistência na 👍 sociedade capitalista e na análise da relação intrínseca entre esporte e capitalismo.

    Para tanto, adota-se como metodologia a revisão bibliográfica dos 👍 pressupostos teóricos da Teoria Crítica do Esporte e as contribuições de Adorno, Marcuse, Brohm e Rigauer sobre a tématica.

    Ante o 👍 exposto, conclui-se pela necessidade de uma profunda reflexão do profissional de Educação Física e outros profissionais ligados ao esporte, afim 👍 de buscar alternativas e formas de contestação da realidade pixbete que o esporte atual se encontra.Unitermos: Esporte.Jogos Olímpicos.

    Teoria Crítica do 👍 Esporte.http://www.efdeportes.

    com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 127 - Diciembre de 20081 / 1Introdução

    O esporte no 👍 mundo globalizado tem ganhado significativa importância para as políticas governamentais como elemento dispersador de manifestações populares contra as condições indignas 👍 de vida, como artifício para legitimar governos autoritários ou ainda para desviar a atenção de escândalos e problemas estruturais.

    No entanto, 👍 a crítica ao paradigma esportiva é marcada pelo fato de que a instituição esportiva, se organizou pixbete torno do capitalismo 👍 industrial e ainda utiliza-se do esporte como aparelho ideológico do Estado, na tentativa de consolidar a ideologia burguesa.

    Diante disso, Alexandre 👍 Fernandez Vaz faz um comentário da origem de tais críticas sobre o esporte na sociedade contemporânea:[...

    ] tem origem na constatação 👍 de que seria ele, com suas técnicas e regras, uma forma de domínio do corpo e de suas expressões, que 👍 por pixbete vez, estaria relacionado com o predomínio da ordem econômica-social capitalista (2001, p.88).

    É importante ressaltar, que o esporte na 👍 sociedade capitalista assumiu um caráter ideológico e interesseiro na busca do rendimento financeiro pautado, entre outros aspectos, no consumo de 👍 roupas esportivas, na criação de complexos multinacionais esportivos e na exploração da imagem televisiva.

    Esses complexos patrocinam eventos esportivos com a 👍 intenção de elevar suas vendas e expandir seu capital, levando ao público consumidor o fetichismo da marca.

    A comercialização do espetáculo 👍 esportivo comprova que o objetivo do esporte de competição é o lucro, porque os organizadores e promotores se interessam, sobretudo 👍 pela rentabilidade econômica (PRONI, 2002).

    Ante aos problemas supracitados, alguns estudiosos se destacaram na procura de explicar o fenômeno esportivo de 👍 forma crítica.

    Nesse contexto, surge a partir da década de 60 do século XX um movimento teórico nas Ciências Sociais, que 👍 ficou conhecido como Teoria Crítica do Esporte, que tomou o esporte como tema de pesquisa, enfatizando pixbete suas críticas a 👍 relação desse fenômeno com a cultura, economia e política.

    Deste modo, a Teoria Crítica do Esporte procurou mostrar a relação conceitual 👍 entre o esporte e o trabalho, reforçando o seu caráter de mercadoria, de refinador e disseminador da ideologia capitalista (VAZ, 👍 2001).

    Em linhas gerais, Valter Bracht, faz uma sistematização das teses que regem a Teoria Crítica do Esporte, destacando-se as teses 👍 da coisificação e da alienação defendidas pelo filósofo Theodor Adorno:[...

    ] Tese da coisificação ou alienação.

    Essa tese resumidamente propõe que a 👍 sociedade e os homens não são aquilo que pixbete função de suas possibilidades e pixbete natureza poderam ser.

    Isso transparece nas 👍 sociedades industriais principalmente no mundo do trabalho.

    Como causa, temos um tipo de pensamento que se efetiva na razão instrumental ou 👍 racionalidade técnica.

    Isto é, as relações sociais pixbete seu conjunto são norteadas por uma razão instrumental, coisificando-as (BRACHT, 2003, p.28).

    Nessa mesma 👍 linha de argumentação, a obra de Herbert Marcuse também foi utilizada pelos intelectuais da Teoria Crítica do Esporte, especialmente a 👍 reflexão a respeito da repressão e da manipulação exercidas pelo sistema capitalista industrial:[...

    ] De acordo com essa tese, a sociedade 👍 moderna altamente tecnologizada, industrializada e desenvolvida, representa um sistema de repressão, dominação e manipulação (BRACHT, 2003, p.29).

    A principal crítica de 👍 Marcuse consiste no fato de que a sociedade capitalista impôs um grau de repressão exacerbado, totalmente desnecessário.

    Dessa forma, o domínio 👍 do principio de rendimento sobre o corpo e a alma tornou-se instrumento de incremento da capacidade do trabalho alienado (BRACHT, 👍 2003).

    Nos estudos de Vaz (2001; 2005), o mesmo relata a contribuição de Bero Rigauer e Jean-Marie Brohm para a Teoria 👍 Crítica do Esporte.

    Dessa maneira, a tese central de Rigauer (1969), consiste no fato que o esporte não é um sistema 👍 à parte, mas de diversas formas interligado com o desenvolvimento social, cuja origem está na sociedade burguesa e capitalista.

    Assim, o 👍 esporte moderno capitalista, está presente no nosso cotidiano, e assim suas marcas estão cada vez mais enraizadas pixbete outros segmentos 👍 da vida social.

    Vale lembrar a afirmação de Rigauer sobre essa temática:

    Embora constitua um espaço específico de ação social, o esporte 👍 permanece pixbete interdependência com a totalidade do processo social, que impregna com suas marcas fundamentais: disciplina, autoridade, competição, rendimento, racionalidade 👍 instrumental, organização administrativa, burocratização, apenas para citar alguns elementos (1969, p.7)

    Não obstante, o caráter ideológico do esporte estaria ainda ligado 👍 aos interesses do Estado.

    Dessa maneira, Brohm (1976) sintetiza a função ideológica do esporte, conceituando-o como um aparelho ideológico do estado 👍 que cumpre um triplo papel: reproduz ideologicamente as relações sociais burguesas, tais com hierarquia, subserviência, obediência; propaga uma ideologia organizacional 👍 específica para a instituição esportiva, envolvendo competição e recordes; transmite pixbete larga escala, os temas universais da ideologia burguesa, como 👍 o mito do super-homem, individualismo, ascensão social, sucesso e eficiência.

    Entre as diversas críticas feitas ao esporte vale lembrar mais uma 👍 consideração de Theodor Adorno, ao salientar "o caráter de crueldade na relação com o próprio corpo e o irracionalismo presente 👍 nos espetáculos esportivos de massa" (VAZ, 1999, p.1183).

    Destarte, Adorno estava convencido de que a competição estimularia os homens a tratar-se 👍 com agressividade, além de manter formas arcaicas de violência física (MAGALHÃES, 2005).

    Entretanto, Adorno admite valores positivos no esporte, mas que 👍 estão condicionados a retirada do grau de competição excessivo.

    Isso poderia permitir que os indivíduos respeitassem os mais fracos e teriam 👍 vivência do jogo, permitindo a existência de liberdade e satisfação entre seus participantes (MAGALHÃES, 2005).

    De tal modo, tais teses foram 👍 esboçadas até aqui como referencial e perspectiva, para as discussões abordadas no presente artigo.

    Tendo como objetivo geral de estudo a 👍 investigação da contribuição das práticas esportivas para atenuação de manifestações de resistência na sociedade capitalista e como objetivos específicos a 👍 relação entre esporte e capitalismo.

    Para tanto, adota-se como metodologia a revisão bibliográfica dos pressupostos teóricos da Teoria Crítica do Esporte 👍 e as contribuições de T.Adorno, H.

    Marcuse, Jean-Marie Brohm e Bero Rigauer para a problemática do esporte na sociedade capitalista.

    A temática 👍 esboçada será abordada nos tópicos que compõe o artigo "Esporte de rendimento: propaganda e ideologia burguesa" e "Eventos esportivos e 👍 o interesse dos regimes políticos: a busca por ofuscar o senso crítico", posteriormente expõe-se o esforço de análise e síntese 👍 realizado nas considerações finais.

    Esporte de rendimento: propaganda e ideologia burguesa

    Em tempos de abertura e globalização econômica, o esporte está se 👍 transformando num gigantesco fenômeno social, político e financeiro, cada vez mais presente no cotidiano da população.

    Não é equivocada a declaração 👍 de que o esporte é um dos fenômenos mais expressivos da atualidade (BRACHT, 2003).

    O fenômeno esportivo tomou a cultura corporal, 👍 como expressão hegemônica, ou seja, a cultura corporal esportivizou-se (BRACHT, 2003).

    Assim, os princípios que passaram a reger o esporte são 👍 o rendimento financeiro e os resultados competitivos.

    Exemplos de suas manifestações são as transmissões de jogos pela televisão, o espaço reservado 👍 aos programas esportivos, o aumento do número de jornais e revistas especializados, a construção de praças esportivas e a proliferação 👍 de academias.

    Para Proni (1998), essa expansão que a mídia produziu ao esporte ocasiona a expansão de bens de consumos ligado 👍 a cultural corporal:[...

    ] ao longo do século XX, a difusão de hábitos esportivos e a conformação de uma cultura de 👍 massa levaram à expansão do consumo de artefatos, equipamentos e serviços relacionados à prática esportiva, assim como transformaram os principais 👍 eventos esportivos pixbete espetáculos altamente veiculados pela mídia (1998, p.82).

    Atualmente, o esporte é considerado uma das atividades econômicas que mais 👍 crescem nos mercados globalizados, o que tem estimulado a entrada de grandes corporações empresariais e tem requerido métodos modernos de 👍 administração (PRONI, 1998).

    É importante ressaltar que a evolução do esporte acompanhou os avanços tecnológicos, impulsionando o surgimento e o consumo 👍 de vestimentas e materiais esportivos com o objetivo de colaborar com o mercado e a indústria capitalista.

    Muitos indivíduos usam roupas 👍 esportivas sem saber para que esporte aquela roupa seja adequada, apenas usam tais roupas porque estão na moda ou porque 👍 determinado atleta usa aquela marca.

    Aproveitando a vinculação de atleta e marca as multinacionais esportivas incluíram o desenvolvimento de produtos com 👍 o aval de atletas e entidades esportivas de várias partes do mundo, buscando ampliar seus mercados.

    E de fato tem conseguido, 👍 pois a campanha da Nike pixbete 1996, na tentativa de ampliar seus mercados na Ásia, Europa e America do Sul, 👍 gastou cerca de US$ 100 milhões com patrocínio a atletas e entidades esportivas e suas vendas globais alcançaram a casa 👍 dos US$ 5 bilhões (PRONI, 1998).

    Nessa linha de pensamento, Taffarel e Santos Jr.

    (2006) ressaltam que o esporte e pixbete organização 👍 alienam, manipulam e mantêm uma elite esportiva sob a máxima "mais alto, forte e veloz" que efetivamente joga e disputa 👍 medalhas.

    Dessa forma, reservam-se ao grande público as ações de assistir, bater palmas e comprar os subprodutos da indústria cultural esportiva 👍 (camisetas, chapéus, fitas, bandeiras, bebidas etc.).

    A divulgação e o espaço dado ao esporte pela cobertura midiática o auxiliam a cumprir 👍 pixbete função de instrumento para abrir mercados de bens supérfluos e desnecessários.

    Assim, as "multinacionais esportivas" usam os eventos esportivos para 👍 vender cada vez mais seus produtos, explorando a mão-de-obra barata dos países subdesenvolvidos.

    Sendo de tal modo, pode-se afirmar que o 👍 esporte assume função de colaborar com o sistema capitalista.

    As "oligarquias esportivas" não escondem pixbete cooperação com grupos de interesses que 👍 transformaram a atividade esportiva pixbete um negócio dominado pela busca da rentabilidade (BROHM, 2000).

    Diante disso, os patrocínios a equipes e 👍 torneios esportivos cresceram, quando as empresas perceberam que era mais barato e eficaz, associar suas marcas as grandes emoções dos 👍 eventos competitivos (PRONI, 1998).

    Eventos esportivos e o interesse dos regimes políticos: a busca por ofuscar o senso crítico

    Diante da exposição 👍 a respeito da estreita ligação entre esporte e a ordem capitalista, constatou-se que o esporte organizou-se pixbete torno da ideologia 👍 dominante da classe burguesa.

    Porém quais seriam os meios que a classe dominante utilizou-se e utiliza-se do esporte para auxiliar a 👍 legitimação do seu poder? E qual seria a contribuição dos eventos esportivos?

    O esporte é usado para desviar atenção e atenuar 👍 as tensões sociais.

    Nesse âmbito, oferece uma compensação às insuportáveis condições de vida das camadas sociais mais baixas.

    Dessa forma, o esporte 👍 lazer e o esporte espetáculo desviam atenção da população dos movimentos políticos para as competições esportivas.

    Em relação a essa assertiva 👍 Bracht (2003) considera que o esporte provoca um desinteresse político, ou seja:

    Ao lado do conteúdo ideológico veiculado pelo esporte, o 👍 intensivo engajamento no esporte provocaria um desinteresse político.

    O interesse nas tabelas dos campeonatos, nos ídolos esportivos etc.

    impediria a formação da 👍 consciência política e o conseqüente engajamento político.

    Além disso, a prática do esporte levaria à adaptação às normas e ao comportamento 👍 competitivo, básicos para estabilidade e/ou reprodução do sistema capitalista (2003, p.31).

    Vale ressaltar que os eventos esportivos foram e são usados 👍 historicamente com o propósito de contribuir para a coesão social e propagar os feitos e valores de regimes políticos e 👍 países.

    Exemplo que justifica tal afirmação foi os Jogos Olímpicos de Berlin – Alemanha pixbete 1936.

    Na ocasião referida, o desporto forneceu 👍 um palco para a estética e moral nazista e foi utilizado como veículo de propaganda pelo regime hitleriano.

    Sendo assim, uma 👍 restauração do ideário neoclássico das olimpiadas, retomando elementos mitológicos travestidos nos atletas arianos (VAZ, 2005).

    E ocorreu ainda nos jogos referidos 👍 a redução dos corpos a mera fisiologia, na busca de mostrar que a raça ariana e superior ao resto do 👍 mundo.

    Nessa linha, não foi díficil o nazismo estabelecer, contra os corpos de judeus, ciganos, homossexuais, uma paralelo entre a restauração 👍 dos padrões mitológicos da Grécia Antiga e os germânicos, vinculados também a um corpo ariano esportivizado (VAZ, 2001).

    Durante os jogos, 👍 a Alemanha reduziu a repressão anti-judia com o propósito de melhorar pixbete imagem perante as demais nações, ao mesmo tempo, 👍 pixbete que o governo alemão participou de uma campanha diplomática tentando captar a simpatia de estrangeiros que visitaram a Alemanha 👍 durante os jogos.

    Outro exemplo relevante encontra-se na história brasileira na campanha ufanista do "Brasil potência" anos 70 do século XX.

    Essa 👍 campanha ideológica foi alimentada, entre outros fatores, pela conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol pixbete 1970 no México, 👍 e a propagação do mote de significado dúbio: "Brasil, ame-o ou deixe-o".

    Período governado pelo presidente-general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) conhecido 👍 como os "anos de chumbo da ditadura", devido à violenta repressão promovida contra opositores do regime militar.

    Nessa esfera, enquanto o 👍 Brasil inteiro estava torcendo e vibrando com a seleção brasileira de futebol, prisioneiros políticos foram torturados nos porões da ditatura 👍 militar e muitos tornaram-se vítimas do regime militar (SHIKIDA E SHIKIDA, 2004).

    A partir da exposição desse fato histórico pode-se afirmar 👍 que a vibração pela Seleção Brasileira de futebol contribui para ofuscar o senso crítico dos Brasileiros e diminuir pixbete participação 👍 na vida política do país, especialmente, nas ações e leis aprovadas e formuladas no senado e no congresso contra os 👍 trabalhadores.

    Portanto, o esporte desenvolve um ritual que reforça o comportamento e pensamento nacionalista, sendo assim as injustiças sociais podem ser 👍 compensadas por uma identificação com a nação no contexto do confronto esportivo internacional (BRACHT, 2003).

    Outro exemplo paradigmático foram as Olimpíadas 👍 da China realizadas pixbete Beijing 2008, objeto de crítica de Jean-Marie Brohn desde 2000.

    O mundo fechou mais uma vez seus 👍 olhos para as violações dos direitos humanos com o objetivo do sucesso da "festa olímpica", que serviu para a propaganda 👍 de um regime totalitário.

    Para Brohm (2000), serão esquecidos os campos de trabalhos forçados, a ocupação do Tibete, a repressão sangrenta 👍 da Praça Tienanmen e as execuções públicas dos condenados à morte.

    E o esporte, com seu "humanismo falso", servirá de justificativa 👍 a uma operação de marketing político para a burocracia chinesa.

    Como de hábito, a "finalidade sem fim" do esporte legitimará o 👍 monopólio da violência ilegítima de um governo (BROHM, 2000).

    Considerações finais

    Diante das discussões, contatou-se, que o esporte que está presente pixbete 👍 nosso cotidiano é um dos fenômenos mais expressivos da atualidade, devido a pixbete importância na mídia e acompanha os avanços 👍 tecnológicos.

    Com a globalização do esporte se abre mercados consumidores de materiais esportivos desnecessários, explorado pelas multinacionais esportivas, fato que demonstra 👍 que o esporte tornou-se um negócio orientado exclusivamente pela busca e maximização do lucro.

    Assim as multinacionais esportivas usam o rendimento 👍 do atleta na tentativa de cada vez mais superar os seus lucros, como se fosse à tentativa de quebrar os 👍 records esportivos.

    Nesse sentido, o esporte passa a aderir os princípios da ideologia burguesa tais como, o individualismo, ascensão social, sucesso, 👍 eficiência e rendimento.

    Portanto o esporte passa a ser entendido na sociedade moderna, através de suas técnicas e regras como colaborador 👍 do sistema capitalista, sendo comparado com o trabalho alienado.

    Outro ponto relevante dessa discussão seria o fato do interesse da população 👍 na vasta gama de eventos esportivos, promovidos pela esfera governamental, gera um desinteresse político muito aproveitado pelos regimes políticos para 👍 impor pixbete forma de governo, geralmente autoritário.

    Conclui-se que o fenômeno de expansão do esporte esta ligado com a ordem burguesa, 👍 assim o esporte pixbete nossa sociedade tem dois objetivos: a busca do rendimento financeiro e a atenuação dos problemas sociais 👍 vivido pela população.

    Nesse aspecto, procurou-se trazer a tona fundamentos para a reflexão de profissionais de Educação Física e profissionais do 👍 esporte, que através de pixbete atuação poderão contribuir para a contestação dessa realidade pixbete que o esporte se encontra.

    ReferênciasBRACHT, V.

    Sociologia 👍 critica do esporte: uma introdução .

    UFES, centro de educação física e desporto, 2005.BROHM, Jean-Marie.

    Esporte, um grande negócio: A lei da 👍 selva.2000.

    Disponível pixbete http://diplo.uol.com.

    br/2000-06,a1774?var_recherche=esporte acesso pixbete 20 dez 2007.BROHM, Jean-Marie.

    Sociologie politique du Sport.In: BERTHAUDE, G.e col.

    Sport, culture et repression.Paris:FM, 1976.

    BROHM; Jean-Marie; 👍 PERELMMAN; Marc; VASSORT; Patrick.

    A ideologia do esporte-espetáculo e suas vítimas.2004.

    Disponível pixbete http://diplo.uol.com.

    br/2004-06,a931 acesso pixbete 20 dez 2007.

    CASTELLANI FILHO, L.

    Educação Física 👍 no Brasil: a história que não se conta .

    Campinas: Papirus, 1991.

    MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira.

    Breve histórico da Educação Física e suas 👍 tendências atuais a partir da identificação de algumas tendências de ideais e idéias de tendências.

    In: Revista da Educação Física/UEM .v.16, 👍 n.1, p.91-102, 2005.PRONI, M.V.

    Marketing e organização esportiva: elementos para uma história recente do esporte espetáculo.Revista conexões .v.1, n.1, 1998.PRONI, M.W.

    Brohm 👍 e a organização capitalista do esporte.In: PRONI, M.W.; LUCENA, R.F.(orgs.).

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    Campinas, SP: Editores Associados, 2002.SHIKIDA e SHIKIDA.

    É o 👍 futebol o ópio do povo? Uma abordagem econômica preliminar .

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    RIGAUER, Bero, Sport und 👍 Arbeit.

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    TAFFAREL e SANTOS JR.

    Como iludir o povo com o esporte para o público .

    2006 Disponível pixbete 👍 http://www.faced.ufba.

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    htm acesso pixbete 15 out 2007.VAZ, A.F.

    Teoria crítica do esporte: origens, polêmicas, atualidades.

    Esporte e sociedade: Rio de Janeiro.V.1, n.1, p.1-23, 👍 2005._____.

    Técnica, esporte, rendimento.

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    Dos fenômenos sociais e suas ambigüidades: comentários de Theodor W.

    Adorno sobre o esporte.

    In: 👍 CONBRACE, 11, 1999, Florianópolis.Anais...UFSC, 1999.P.1183-1190.

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